“A Arte de Pedro Gava” ficará aberta em dezembro na Câmara

Exposição encerra ano de 2017 no Espaço Dito Pinhá

Foi inaugurada na tarde de ontem (7) a mostra “A Arte de Pedro Gava”, no Espaço Dito Pinhá da Câmara Municipal de Itatiba. As pinturas ficarão expostas até o próximo dia 22, das 9h às 17h. A mostra reúne 27 obras do renomado artista itatibense.

O presidente em exercício da Câmara, Hiroshi Bando, falou sobre o artista e o evento. “É papel desta Casa prestigiar o trabalho deste artista reconhecido dentro e fora de nossa cidade. Ao longo de sua carreira, Pedro teve suas obras expostas em diversos países”. Ele também lembrou que a exposição é a 10ª promovida em 2017 no Espaço Dito Pinhá.

“Fico muito honrado e agradecido de estar aqui. Graças aos cidadãos, hoje, eu sou o ‘artista da cidade’. Muito obrigado a todos”, disse Pedro Gava.

A exposição leva ao público trabalhos em óleo sobre tela nos quais se pode apreciar cenas, cores e aspectos que muitas vezes escapam à percepção do dia a dia. Com olhar peculiar, o pintor nos brinda com sua leitura de paisagens itatibenses. Outros elementos de destaque em sua obra são retratos religiosos e cenas bucólicas.

Vida e obra

Pedro Gava teve sua iniciação artística na PUC de Campinas, com o mestre Aldo Cardarelli – um dos mais notáveis exemplos da Arte Figurativa Impressionista Contemporânea.

Em cerca de 40 anos de carreira, as obras do itatibense foram expostas em diversos países, tendo participado de mais de 200 salões oficiais, nos quais foi premiado por mais de 30 vezes. Destacou-se com o Prêmio Governador do Estado, no 50º Salão Paulista de Belas Artes (1988), e com o Prêmio Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (2002).

Pedro é autor, ainda, de quadros expostos na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e em várias Pinacotecas do estado. Também assina retratos dos prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais de Itatiba, Nova Odessa e Paulínia; de patronos e patronesses de instituições de ensinos e escolas públicas, e de presidentes de clubes sociais e de serviços. Além, das telas, o artista produziu diversos afrescos em igrejas de Itatiba e região.

A sensibilidade de sua obra o inclui entre os mais importantes pintores figurativos contemporâneos do país. O artista mantém um ateliê no Itatiba Shopping Center, onde, além de pintar e vender seus quadros, recebe amigos e admiradores.