“A beleza da mente” trouxe conceitos da psicanálise e de consultoria de imagem

0
2299

Na última sexta-feira (31), foi ministrada a palestra “A beleza da mente”, no Plenário Vereador Abílio Monte. O encontro encerra o ciclo de comemorações do Mês da Mulher na Câmara Municipal de Itatiba. Orientaram os trabalhos a psicanalista clínica, comunicóloga e hipnoterapeuta eriksoniana Sônia Kosar e a odontologista e consultora de imagem Ariane Kono. Antes do evento, houve um café da tarde para o público.

Para explicar melhor como funciona nossa mente, foram expostos conceitos da psicanálise e exemplos da vida das próprias palestrantes. Elas também fizeram dinâmicas com o público, estimulando a interação.

Sônia explicou como nossas memórias são formadas no aparelho psíquico. O RAMEN (Registro Automático de Memória Emocional Negativa) é o reforço de uma crença negativa, mas que não faz parte da nossa memória essencial e, muitas vezes, sequer é real. Segundo ela, esse registro é proveniente de familiares (repetição de frases como: “minha filha é tímida”, por exemplo), que podem afetar nossa personalidade.

Ainda segundo a psicanalista, carregamos dentro de nós várias personas, como se fossem máscaras (dona de casa, mãe, funcionária) e cada uma tem um código especial. “Ajustar cada persona ao seu momento específico é um caminho para o autoconhecimento”, ensinou.

Também nesse sentido, a fala de Ariane veio complementar o conteúdo. Ela lembrou a importância da moda como maneira de expressão. “Não dá para ter auto-estima se você não se conhece”, disse a consultora de imagem.

Depois da palestra, foram sorteados brindes dos apoiadores (Boutique Personalle; Espaço Cléo Paiva; Fernanda Barbosa – Doces da Lua; Licristy Lingerie; Mari Custódio Estética e Depilação; Mayra Felício, consultora de beleza independente da Mary Kay; Selma Depil; Sônia Teixeira; Prata da Djé e Willian Rossi e Equipe).