Alunos da Escola Maria do Carmo Parizotto Mosca passam manhã na Sede do Legislativo

Nesta quarta (14), 15 alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal Maria do Carmo Parizotto Mosca, do Núcleo Residencial Pedro Fumachi, conheceram a Câmara Municipal de Itatiba. Acompanhados dos professores Camila Oliveira e Reginaldo Maciel, os estudantes visitaram a exposição “Sobrevoo”, no Espaço Dito Pinhá, bem como demais espaços do Palácio 1º de Novembro.

Os alunos se dirigiram ao Plenário Vereador Abílio Monte para ouvir o vereador Cornélio da Farmácia (PSDB) falar sobre os Três Poderes, na esfera municipal, estadual e federal. O edil também explicou as funções e o cotidiano dos vereadores e assessores. Também acompanhou a explicação o vereador Du Pedroso (PPS).

Caique, de 14 anos, perguntou como a Câmara fiscaliza a aplicação das verbas públicas. Cornélio respondeu que “os vereadores reúnem-se periodicamente com secretários e o prefeito para ver como está sendo investido o dinheiro público. Outra maneira são os requerimentos solicitando informações à Prefeitura”. Ele também lembrou que hoje será votada a Lei de Diretrizes Orçamentárias, que definirá os parâmetros do orçamento do ano que vem.

O estudante João perguntou sobre o procedimento para aprovação de projetos de lei. O vereador explicou que, primeiramente, o projeto recebe um parecer das Comissões Permanentes, de acordo com seu assunto. Em seguida, é feita a discussão e votação da matéria nas Sessões. Se aprovado pelos vereadores, o texto segue para sanção ou veto do prefeito.

Outros alunos apresentaram reclamações pontuais, como negativa de atendimento em posto de saúde, buracos deixados nas ruas pela Sabesp e problemas estruturais em sua escola. Agora, terão como tarefa um trabalho de História e Língua Portuguesa, em que elaborarão uma carta com todas as reivindicações levantadas durante a visita.

A professora Camila gostou da iniciativa. “A visita é importante para estimular a participação popular na política. O Douglas, atual prefeito, foi aluno da nossa escola e é um exemplo muito próximo e real de liderança e participação”.

A Câmara Municipal de Itatiba disponibiliza as instalações para a visita dos alunos das redes pública e privada do município com o objetivo de fomentar a consciência da cidadania. A escola que quiser participar das visitas monitoradas deve agendar pelo telefone: (11) 4524-9600.