Alunos do Colégio Triação passam tarde na Câmara Municipal

0
3422

Estudantes conheceram todas as dependências do Palácio 1º de Novembro e fizeram perguntas aos vereadores

A tarde de 22 alunos do 7º e 9º ano do Colégio Triação foi um pouco diferente das aulas habituais. Acompanhados das professoras Claudete de Abreu e Fátima Maziero, e da diretora Heloísa Zanata, eles visitaram o prédio da Câmara Municipal de Itatiba na tarde desta quarta-feira (22) e puderam conhecer um pouco melhor como funciona o Legislativo.

A visita começou pelo Teatro Ralino Zambotto, no qual os alunos posaram para a foto da turma. Em seguida, foi a vez de subir ao primeiro andar para conhecer os gabinetes dos vereadores e seus assessores. Eles tiveram contato com o perfil e atuação dos edis. Eles também pararam na Biblioteca “José Angelo Gori”, em que estão disponíveis equipamentos e materiais para pesquisas e trabalhos escolares.

“Quando eu era pequeno queria ser prefeito. Agora, quero ser vereador”, disse o aluno Fábio de Oliveira. O presidente da Casa, vereador Flávio Monte, incentivou jovens como ele a entrarem para a política e aproveitarem o contato com os vereadores para ver o funcionamento do Legislativo. Também colocou a Câmara à disposição dos jovens.

Em seguida, retornaram ao térreo para apreciar a exposição fotográfica “20 mulheres… 20 fotógrafos e uma causa”, no Espaço “Dito Pinhá”. As voluntárias da Rede de Combate ao Câncer de Itatiba explicaram sobre as fotografias e sobre o importante trabalho de acolhimento realizado pela entidade, que em 2017 completa 60 anos de atividade.

Bate-papo

No Plenário Vereador Abílio Monte, a turma participou de um bate-papo com oito vereadores (Ailton Fumachi, Thomás Capeletto, Professora Deborah, Leila Bedani, Romanin, José Roberto Feitosa, Roselvira Passini e Cornélio da Farmácia). Os alunos fizeram solicitações pontuais de melhorias para o município, além de perguntas sobre temas gerais aos vereadores.

O aluno Fábio disse: “Quero pedir em nome dos comerciantes da rua Luiz Scavone para que seja feita a limpeza do Rio Jacaré”. Em resposta, a vereadora Roselvira disse que atitudes estão sendo tomadas pela Prefeitura para resolver os problemas decorrentes das enchentes do ano passado.

Outro tema abordado foi o asfalto no bairro Moenda, pelo aluno Guilherme. Além de prejudicar o tráfego de veículos, também atrapalha serviços como a coleta de lixo. Em consequência, os moradores tem que pagar um serviço particular para retirar o lixo do bairro. Ailton respondeu que a maioria desses pedidos a Administração vai atender e que não atende todos em função da reduzida percentagem do orçamento destinada a investimentos.

Já o aluno Gabriel questionou os vereadores sobre a Operação Lava Jato. Em resposta, Thomás disse que “a Lava Jato foi um divisor de águas em nosso país, em que a corrupção estava desenfreada. Parabenizo o trabalho do juiz Sérgio Moro. As pessoas culpadas devem ser presas e o dinheiro desviado deve ser devolvido à população”.

Ao final do encontro, os alunos acompanharam parte do expediente da sessão ordinária. Todas as perguntas foram reunidas para que possam ser protocoladas e transformadas em requerimentos pelos vereadores.