Em reunião, foi debatida arborização urbana e podas de árvores

Participaram vereadores, secretários municipais e consultor da CPFL

Na tarde desta quarta-feira (10), ocorreu no Plenário Vereador Abílio Monte reunião para debater a arborização urbana e podas de árvores em Itatiba. Estiveram presentes Dorothéa Monteiro, secretária de Meio Ambiente e Agricultura, e Jeferson Boava, secretário de Governo, além de Samuel Zordan, consultor de negócios do Departamento de Relacionamento com Clientes da CPFL.

“É muito importante essa interação com os vereadores e a população, que muitas vezes não tem as informações necessárias”, disse Dorothéa. Ela explicou a importância da arborização urbana para uma melhor qualidade de vida nas cidades, que exige um planejamento e manejo racional.

Para solicitar a poda ou supressão de árvores, o ideal é o cidadão ligar ou fazer requerimento na Prefeitura. Também é possível utilizar o SEDAC – Serviço Digital de Atendimento ao Cidadão. Para acessar o serviço, o cidadão deve ter uma conta no Facebook e solicitar sua participação no grupo.

Em seguida, a equipe da secretaria de Meio Ambiente e Agricultura irá analisar o pedido e solicitar, se necessário, à secretaria de Obras e Serviços Públicos que execute a melhoria. A Prefeitura fez, ainda, uma parceria com a empresa Litucera para que recolha mais rapidamente as árvores cortadas.

“Não existe árvore perfeita, mas sim com características desejadas”, explicou Dorothéa. Assim, há espécies que não podem ser colocadas na zona urbana (como a sibipiruna, por exemplo, que é bastante comum por ser mais antiga). Por outro lado, o ipê amarelo pode crescer mais facilmente próximo à rede elétrica. Além das podas, a Secretaria de Meio Ambiente recupera as árvores por meio de transplantes e cirurgias. A remoção da planta é feita somente em último caso.

Dorothéa pediu que os vereadores auxiliem com a conscientização da população para a preservação das árvores. “Temos que parar com esse pensamento de que árvore é sinônimo de sujeira. Elas trazem muitos benefícios e deixam a cidade mais bonita”. A transpiração de uma árvore equivale ao funcionamento de cinco aparelhos de ar condicionado. Além disso, as ruas arborizadas apresentam temperatura até cinco graus menor do que as não arborizadas.

Samuel Zordan, consultor da CPFL, orientou os munícipes, que encontram situação de emergência envolvendo árvores e a fiação elétrica (como faíscas, por exemplo), que procurem pelo atendimento de urgência da Companhia. As demais solicitações devem ser feitas à Prefeitura, que comunicará à CPFL quando for de sua responsabilidade a manutenção da rede.