Vereadores recebem estudantes da EMEB Guiomar Almeida Ciarbello

0
2601

Eles conheceram, ainda, a exposição cultural do mês de agosto

Na manhã de hoje (18), a Câmara Municipal de Itatiba recebeu a EMEB Professora Guiomar Almeida Ciarbello, do Jardim das Nações, para visita monitorada. Acompanhados do professor de história, Rafael, 21 alunos do 8º ano visitaram a exposição “Animal Sente”, no Espaço Dito Pinhá. Eles também conheceram o Plenário Vereador Abílio Monte, onde tomaram contato com o trabalho do Legislativo. Acompanharam a visita os vereadores Willian Soares e Cornélio da Farmácia.

“Vocês têm toda liberdade para apresentar reivindicações das áreas de saúde, segurança, educação, enfim, tudo que afete a população. O Legislativo tem obrigação de fiscalizar e acompanhar o trabalho do Executivo”, disse Willian. Já o vereador Cornélio complementou, explicando sobre a Tripartição dos Poderes, na esfera municipal, estadual e federal, além da frente de atuação de cada vereador. Em seguida, eles abriram para perguntas e pedidos dos alunos.

Os estudantes apresentaram reclamações como problemas estruturais em sua escola, falta de iluminação em vias públicas e benfeitorias em prol do lazer. A aluna Paola pediu reforma dos banheiros, quadra poliesportiva e vestiários da EMEB. Na área de esportes, Danilo solicitou manutenção do campo de futebol do Nações. Já Elenice reivindicou o conserto de brinquedos quebrados no parquinho do Jardim Terra Nova.

Willian Soares explicou ainda sobre os membros do Plenário, da Mesa Diretora e das Comissões Permanentes da Casa. “Quero agradecer todos pela presença, em especial ao professor Rafael pela iniciativa. Convido a todos para vir assistir às sessões e procurar os vereadores sempre que tiverem reivindicações”, disse o vereador.

Exposição

Os estudantes também conheceram a exposição “Animal Sente”, da Companhia Dente de Leão. A artista Nana Índigo explicou um pouco mais sobre o veganismo. “Os animais passam a vida inteira numa jaula como esta. Entrar nela é uma tentativa de empatia, de ficar no lugar do outro, para entender o que ele sente. O veganismo é um estilo de vida pautado pela ética. É possível ter uma vida feliz sem escravizar nenhum ser”. Ela também divulgou o canal do Youtube Mini Vegano, de seu filho Diego Naropa, que fala com linguagem simples aos adolescentes sobre o tema.

Visitas monitoradas

A Câmara Municipal de Itatiba disponibiliza as instalações para a visita dos alunos das redes pública e privada do município com o objetivo de fomentar a consciência da cidadania. A escola que quiser participar das visitas monitoradas deve agendar pelo telefone: (11) 4524-9600.