Mês do meio ambiente tem exposição temática de Paulo Cesar Pereira

Inédita, série Sobrevoo será aberta ao público na Câmara dia 8, às 16h

O Espaço Dito Pinhá da Câmara Municipal de Itatiba abre mais um mês de exposições artísticas. Em junho, ganha espaço a série inédita de Paulo Cesar Pereira, intitulada Sobrevoo. A abertura da mostra será nesta quinta (8), às 16h.

Em sintonia com o Mês Mundial do Meio Ambiente, a série procura discutir questões como lixo, reciclagem e sustentabilidade. Neste universo, chama a atenção do artista – e é justamente o enfoque de Sobrevoo – o universo gráfico das embalagens de papel amassadas, amontoadas ou espalhadas aleatoriamente, mantendo intacto o colorido que caracteriza o consumismo capitalista.

“Julguei necessária a utilização de uma linguagem menos compromissada esteticamente e mais realista, que provocasse no espectador algum desconforto espacial, s­­eja pela deliberada ausência de organicidade construtiva, seja pela profundidade rasa sugerida pela visão de topo que deu origem ao título da série”, disse o artista plástico.

Biografia

Nascido na cidade de Franca (SP), Paulo Cesar recebeu de artistas locais as primeiras noções de pintura. Mudou-se para São Paulo no início da década de 1970, quando frequentou o curso de Desenho e Plástica da FAAP.

Dedicou muitos anos de sua carreira às atividades de ilustrador e artista gráfico, paralelamente aos estudos de forma autodidata. Exerceu cargo de editor de arte na Editora Ática, onde criou capas de livros de autores consagrados como Marcos Rey, Dionélio Machado, Dalton Trevisan, José J. Veiga e Moacyr Scliar.

Como artista plástico, participou de várias mostras nacionais, das quais se destacam: IV Salão Nacional de Artes Plásticas (Funarte – Rio de Janeiro), XIII Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte, 35º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco, VII Salão de Arte de Ribeirão Preto (Prêmio Aquisição). Em 2013, expôs o trabalho individual “Retrospectiva” no Fórum da Comarca de Itatiba (projeto Arte no Átrio).

O quê: exposição Sobrevoo, do artista plástico Paulo Cesar Pereira

Quando: abertura dia 08/06, às 16h; vai até 30/06, das 8h às 17h

Onde: Espaço Dito Pinhá, na Câmara Municipal de Itatiba – Rua Benedicto José Constantino, 100, Engenho

Aberta ao público