Município arrecada abaixo do esperado para o 2º quadrimestre

De maio a agosto, receitas chegaram a R$ 100 milhões; a meta era R$ 119 milhões

Na tarde desta quinta-feira (29/09), ocorreu a Audiência Pública para demonstração e avaliação do cumprimento das metas do 2º quadrimestre do exercício de 2016, na Câmara Municipal de Itatiba. Os resultados foram apresentados pelo Secretário de Finanças, Jefferson Cirne da Costa, sob a presidência do vereador Cornélio da Farmácia (PSDB), da Comissão de Economia e Finanças.

Nos meses de maio a agosto, a quantia recolhida foi de R$ 100.008.338,67 – a previsão da Lei Orçamentária Anual é de R$ 119.944.176,37 para o período. “A arrecadação foi muito difícil nesses últimos quatro meses, em virtude da grave crise econômica, escassos repasses estaduais e federais e demandas altas de serviços de infraestrutura, em função das enchentes, por exemplo”, disse Jefferson.

O resultado nominal, que é a diferença entre as receitas e despesas totais, incluindo os juros de ambas, foi apontado como – R$ 7.804.389,14 (a meta é zero). Isso se deve a fatores como operações de crédito previstas que não se realizaram até o momento e a diminuição do estoque da dívida.

A audiência acontece três vezes ao ano, nos meses de fevereiro, maio e setembro, cumprindo dispositivo da Lei de Responsabilidade Fiscal.