Semana de orientação em primeiros socorros nas escolas é aprovada

Matéria voltará para apreciação em segundo turno na semana que vem

Na 47ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Itatiba, ocorrida hoje (7), foi aprovado em primeiro turno o PL 73/2017, do vereador Flávio Monte (DEM). A matéria institui a Semana de Orientação em Noções Básicas de Primeiros Socorros na Rede Escolar Municipal.

A ação será realizada de acordo com regras fixadas em decreto do Poder Executivo. A mensagem ao projeto afirma que a proposta tem por finalidade a preservação de vidas e não apresenta ônus ao erário público.

Foram lidos os pareceres favoráveis das Comissões competentes: Justiça e Redação; Economia e Finanças; e Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social. Na votação, a matéria foi aprovada por unanimidade.

Ponto facultativo e Sessões Extraordinárias

A próxima Sessão Ordinária foi convocada para quinta-feira (15), às 17h, em função do ponto facultativo da Câmara na quarta (14). Após a reunião, serão realizadas Sessões Extraordinárias para votação, até turno final, do PL 09/2018, do prefeito Douglas Augusto. A matéria autoriza o Executivo Municipal a conceder subvenção às entidades assistenciais que especifica.

Libras

Foi implantada, a partir de hoje, a tradução simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais) da Sessão transmitida pela TV e internet. A ação é uma iniciativa da Casa em parceria com o Instituto Phala. “Estamos introduzindo em caráter experimental a tradução simultânea. No ano passado, enquanto eu estava na presidência, entramos em contato com o Instituto para viabilizar esse procedimento, que tornará as sessões mais acessíveis”, afirmou o vice-presidente, Hiroshi Bando (PP).

Licença

Recebeu aprovação o projeto de resolução 01/2018, da Mesa Diretora, que concede licença ao vereador Thomás Capeletto (PSDB). O edil solicitou o afastamento pelo período de 13 dias para tratar de assuntos particulares. Assume seu lugar nesse período o suplente Diego Freitas (PSDB).

Expediente

O plenário aprovou 16 requerimentos solicitando providências ou informações à: CPFL, Correios, Sabesp, TCI, Governo do Estado, deputado estadual Edmir Chedid (DEM) e ao prefeito Douglas Augusto. Também foram encaminhadas 114 indicações à Administração Municipal. Por fim, sete moções foram aprovadas pelos vereadores. As proposituras podem ser consultadas no site da Câmara (http://camaraitatiba.sp.gov.br/proposituras/).