Saúde mental é tema de mesa redonda na Câmara

Ação faz parte do Janeiro Branco e será realizada no Plenário Vereador Abílio Monte

A Câmara Municipal de Itatiba, em parceria com o Centro de Psicologia Transformare, realiza a mesa redonda “Saúde mental e qualidade de vida: desconstruindo conceitos”. O evento está marcado para 31 de janeiro, às 19h, no Plenário Vereador Abílio Monte e integra o Janeiro Branco, mês de conscientização sobre saúde mental. O lema da campanha na Casa é “De bem com a mente”.

Quatro psicólogos abordarão o tema no evento, que será aberto à população. Pede-se a colaboração de um quilo de alimento não perecível, que será destinado à ONG Desafio Jovem. Ao final, haverá coquetel aos participantes.

Confira os subtemas que serão discutidos:

– Afinal, o que é saúde mental?

– Ausência de doenças não é sinônimo de saúde

– O que é qualidade de vida?

– Como a psicologia pode te ajudar

Palestrantes

Amanda Lulio: atuou com psicologia da saúde e hospitalar realizando acolhimento a pacientes e familiares. Há cerca de um ano trabalha com psicologia clínica, tendo como premissa a psicoterapia cognitiva-comportamental. Oferece em seu consultório psicoterapias para crianças, adultos, casais e famílias. Realiza também psicodiagnósticos interventivos, aconselhamentos e psicologia de emergência.

Cristiane de Souza: psicóloga clínica que adota a terapia cognitivo-comportamental. Atuou por vários anos com a psicologia social voltada ao atendimento de crianças em situação de vulnerabilidade, com ênfase no trabalho socioeducativo e apoio às famílias. Hoje exerce atendimento psicoterapêutico a crianças, adolescente e adultos.

José Galvão Roson: psicólogo que atua sob a linha cognitivo-comportamental, atendendo em terapia individual, de casal ou em grupo. Também faz palestras em escolas e empresas há 30 anos e tem experiência em tratamentos para dependência química, emocional, codependência, depressão, traumas e pensamentos compulsivos.

Patrícia Maria Rosseti: idealizadora da Serenitá Serviços de Psicologia, que atende em psicoterapia psicanalítica e também projetos focais a empresas, escolas e ONGs, através de grupos, palestras, mediação de conflitos e plantão psicológico. Também atuou por vários anos com grupos de adolescentes e suas famílias em situação de risco, pessoas em situação de rua e pacientes psiquiátricos.

Sobre a Campanha

O Janeiro Branco surgiu em 2014 na cidade de Uberlândia (MG) e, desde então, vem se difundindo em todo o Brasil. A campanha tem como objetivo colocar os temas referentes à saúde mental em máxima evidência, em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade. Para isso, sensibiliza as mídias e instituições públicas e privadas em relação à importância de projetos estratégicos, políticas e iniciativas socioculturais empenhadas em valorizar e atender às demandas individuais e coletivas relacionadas aos universos da saúde mental.

Serviço

O quê: Mesa redonda “Saúde mental e qualidade de vida: desconstruindo conceitos”

Quando: 31/01, às 19h

Onde: Plenário Vereador Abílio Monte