Sessão de Instalação dá posse a 17 vereadores, prefeito e vice

Mesa Diretora da Câmara é eleita; Flávio Monte é escolhido novo Presidente

Na manhã deste domingo (1), a nova legislatura da Câmara foi empossada. 17 vereadores ocuparão as cadeiras no Legislativo para o mandado de 2017 a 2020. A sessão solene, que aconteceu no Teatro Ralino Zambotto, foi presidida por Thomás Capeletto (PSDB). Os trabalhos foram secretariados pelo vereador Sidney Ferreira (PSDB). Além dos edis, o prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira (PPS) e seu vice, José Roberto Fumach (PR), foram empossados.

Foram eleitos os quatro membros da nova Mesa Diretora. O vereador Flávio Monte (DEM), que vai para o seu quarto mandato, foi escolhido para assumir a presidência. Ele recebeu 14 votos favoráveis; o vereador e ex-presidente da Casa, Edvaldo Hungaro (PDT), obteve 3 votos (o seu próprio, o de Sidney Ferreira e de Elisabete Tsumura (PDT)). Hiroshi Bando (PP) foi eleito vice-presidente, também com 14 votos. Para 1º secretário, quem ocupa o cargo é Willian Soares (Solidariedade) e para 2º secretário, Leila Bedani (PV).

Em discurso, o presidente eleito, Flávio Monte, declarou apoio à gestão de Douglas e Fumach. “A eleição terminou em 2 de outubro e o DEM está compondo a administração do prefeito eleito. Agora, temos que somar forças para ajudar os dois a governar em prol da população de Itatiba”. Sobre sua atuação à frente da Casa de Leis, ponderou: “Nessa semana, pretendo me inteirar sobre tudo e depois tomar as atitudes cabíveis. Com a crise, a presidência da Câmara fará as economias necessárias para reverter à população os recursos, para que os mesmos sejam investidos em saúde e educação”.

A leitura do termo de transmissão do cargo ao prefeito e a entrega das chaves do Paço Municipal foi realizada por Ligia Aparecida Dalforno da Silva, oficial administrativa da Prefeitura. Após esse ato, Fumach falou sobre seu papel, agora como vice-prefeito: “É uma grande honra estar ao lado do Douglas para mais uma vez ajudar a cidade de Itatiba, dessa vez na condição de vice-prefeito. Com certeza nós vamos trabalhar para que saiamos daqui a quatro anos com todos os nossos compromissos cumpridos”.

O novo prefeito, Douglas Augusto, reiterou suas principais promessas de campanha e convocou o apoio da população. “Construímos com dificuldade um projeto vitorioso, sem grandes recursos financeiros, alcançando um feito histórico. Peço a todos os itatibenses sua torcida, sua paciência e a sua oração. Sei que minha responsabilidade é grande. Saibam que me esforçarei ao máximo para corresponder às expectativas”, disse. Ao final, Douglas comunicou que DEM e PDT ingressam oficialmente como base de seu governo.

Suplentes

Dois vereadores eleitos no pleito de 2 de outubro não assumirão as vagas no Legislativo. Elizabete Gonçalves Pinheiro Tsumura (PDT) foi nomeada, pelo prefeito Douglas Augusto, como Secretária de Ação Social, Trabalho e Renda. Quem assume a sua cadeira é Evair Piovesana (PDT). Washington Bortolossi (PPS) também comporá o secretariado do prefeito eleito na pasta da Cultura e Turismo. Sua vaga será ocupada por Du Pedroso (PPS).

Veja então quem compõe a 17ª Legislatura da Câmara:

Ailton Antonio Fumachi (PR)

Alberto Hiroshi Bando (PP)

Benedito Donizetti Romanin (Solidariedade)

Cornélio Baptista Alves (PSDB)

Deborah Cassia de Oliveira (PPS)

Edvaldo Vicente Angelo Hungaro (PDT)

Evair Piovesana (PDT)

Fernando Soares da Silva (PR)

Flávio Adriano Monte (DEM)

José Roberto Alves Feitosa (DEM)

Leila Bedani Ferreira (PV)