Sobrevoo, série de pinturas do artista Paulo Cesar Pereira, é aberta na Câmara

O público itatibense pode conferir a mostra na sede do Legislativo até o final de junho

Na tarde de ontem (8), teve início mais uma exposição cultural no Espaço Dito Pinhá da Câmara Municipal de Itatiba. A mostra Sobrevoo, de Paulo Cesar Pereira, procura discutir questões como lixo, reciclagem, consumo e sustentabilidade, por meio do universo gráfico das embalagens de papel descartadas. A série está aberta ao público, das 8h às 17h, até 30 de junho.

As dez telas levam o espectador a enxergar o universo das embalagens sob uma perspectiva diferente, como se estivessem sobrevoando o lixo espalhado no chão. Vem daí a inspiração do artista para nomear tal trabalho, que está sendo apresentado pela primeira vez.

Representando o presidente da Casa, Flávio Monte, o vereador Eduardo Pedroso explicou que a mostra foi escolhida especialmente para ocorrer em junho porque é o Mês Mundial do Meio Ambiente. “Esta Casa é uma grande apoiadora das causas ambientais, promovendo práticas em favor do melhor aproveitamento de materiais e recursos, bem como da preservação do meio ambiente”, disse.

Biografia

Nascido na cidade de Franca (SP), Paulo Cesar recebeu de artistas locais as primeiras noções de pintura. Mudou-se para São Paulo no início da década de 1970, quando frequentou o curso de Desenho e Plástica da FAAP.

Dedicou muitos anos de sua carreira às atividades de ilustrador e artista gráfico, paralelamente aos estudos de forma autodidata. Exerceu cargo de editor de arte na Editora Ática, onde criou capas de livros de autores consagrados como Marcos Rey, Dionélio Machado, Dalton Trevisan, José J. Veiga e Moacyr Scliar.

Como artista plástico, participou de várias mostras nacionais, das quais se destacam: IV Salão Nacional de Artes Plásticas (Funarte – Rio de Janeiro), XIII Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte, 35º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco, VII Salão de Arte de Ribeirão Preto (Prêmio Aquisição). Em 2013, expôs o trabalho individual “Retrospectiva” no Fórum da Comarca de Itatiba (projeto Arte no Átrio).