Exposição de pinturas “Universo Particular”, de José Carlos Meneghin, é aberta ao público

Foi aberta oficialmente, na tarde de ontem (6), a exposição “Universo Particular”, do artista plástico José Carlos Meneghin. As 21 telas ficarão disponíveis para visitação do público no Espaço Dito Pinhá, na Câmara Municipal de Itatiba, até o dia 28 de abril.

As obras trazem temas variados, pintados a óleo, como paisagens rurais, flores, animais e personagens, utilizando-se de técnicas acadêmicas. Antes de passar pela Câmara, as telas foram expostas no Espaço Cultural do Fórum Dr. Armando Rodrigues de 22 de fevereiro a 22 de março deste ano.

“Primeiramente, gostaria de agradecer a Deus. Sem Ele, eu não teria inspiração e entendimento para compor e executar esse trabalho artístico. Em segundo lugar, gostaria de agradecer ao senhor José Wilson Capeletto por trazer essa exposição à Câmara, que terá um pouco mais de cultura, arte e beleza. Também agradeço a todos que estão aqui hoje prestigiando esta abertura”, disse Meneghin.

José Wilson Capeletto, presidente da Associação Ítalo-Brasileira, também celebrou o trabalho do artista. “Hoje estamos mostrando uma das coisas boas do ser humano, que é arte expressa nesses quadros maravilhosos. Essas obras poderiam estar guardadas em seu acervo particular, mas estão sendo mostradas hoje para todos nós. Tudo o que é belo devemos divulgar na cidade”.

“Damos início a essa mostra valorizando um artista itatibense. Deus fez brotar essa inspiração em seu coração, transportando para o pincel a beleza da arte que é a sua pintura. Agora, toda a população terá a oportunidade de conhecê-la”, disse o vereador William Soares, representando o presidente Flávio Monte na abertura do evento.

O artista

José Carlos Meneghin é nascido em Itatiba e desde cedo manifestou amor à arte. Começou a pintar em 2009, quando cursou a 4ª série da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Professora Inês Prado Zamboni. Na época, os professores de artes o incentivaram a desenvolver sua técnica a óleo. A seguir, recebeu do pintor Pedro Gava as primeiras orientações sobre profundidade, luminosidade, luz e sombra, movimento e perspectiva.

Serviço

O quê: exposição “Universo Particular” do artista itatibense José Carlos Meneghin

Quando: 06 a 28/04, das 9h às 17h

Onde: Espaço Dito Pinhá, na Câmara Municipal de Itatiba – Rua Benedicto José Constantino, 100, Engenho