Alunos da EMEB Basílio Consoline conhecem Câmara de Itatiba

0
3143

Estudantes visitaram espaços do Palácio 1º de Novembro e debateram com vereadores

Nesta quinta (31), 26 alunos do 7º ano da EMEB Basílio Consoline, do Bairro da Ponte, conheceram a sede da Câmara Municipal de Itatiba. Os professores Bárbara, Gisele e Ismar acompanharam a visita, bem como os vereadores Cornélio da Farmácia (PSDB) e Willian Soares (SD). Eles também conheceram o Teatro Ralino Zambotto e os gabinetes dos vereadores.

“Nós representamos vocês junto ao Poder Público. Uma de nossas funções é fiscalizar o prefeito para fazer cumprir os direitos da população”, disse Willian. Em seguida, os alunos levaram perguntas, preparadas previamente, aos vereadores:

“Como são escolhidos os assessores?”

Willian: “Cada vereador tem dois assessores escolhidos de maneira particular. São pessoas de nossa confiança que trabalham junto com a gente”.

“O número de votos influencia o poder dos vereadores?”

Cornélio: “Não, o poder de cada parlamentar é o mesmo, independentemente do número de votos”.

“Quais canais podem ser utilizados pelos cidadãos para cobrar os representantes?”

Cornélio: “Nos meios digitais temos o Facebook, WhatsApp, site da Câmara e e-mail. Também disponibilizamos nosso gabinete para que as pessoas possam visitar”. Willian: “Vocês também podem se organizar na comunidade e convocar o vereador para ir lá prestar esclarecimentos”.

“Há trabalho conjunto das Câmaras Municipais?”

Willian: “Sim, há congressos e órgãos regionais, como os da Região Metropolitana de Campinas, para que os municípios se auxiliem e aprendam com os exemplos uns dos outros”.

Os alunos também fizeram solicitações por escrito aos vereadores, como pedidos de melhorias nas áreas de esporte e lazer do Bairro da Ponte, da própria EMEB e benfeitorias no Engenho D’Água.

“Obrigado aos professores e alunos pela disponibilidade de vir aqui e conversar conosco”, disse o vereador Willian. Os professores avaliaram como positiva a visita. “Agradecemos a explicação sobre veganismo e a disponibilidade dos vereadores. Todo o passeio foi bastante produtivo e informativo, tanto para os professores quanto para os alunos”, disse Ismar Conrado.

Exposição

Os estudantes também conheceram a exposição “Animal Sente”, da Companhia Dente de Leão. A artista Nana Índigo explicou sobre o conceito que tentou passar com sua arte. “A nossa relação com os animais provoca uma energia muito ruim e violenta no planeta. Nesta jaula a gente tentou simular a experiência de ficar aprisionado – condição que o animal passa a vida inteira”, disse.

Ela também divulgou o canal do Youtube Mini Vegano, de seu filho Diego Naropa, que fala com linguagem simples aos adolescentes sobre o tema.  Nana lembrou, ainda, da feira vegana que ocorrerá em 15 de outubro no Parque da Juventude.

Visitas monitoradas

A Câmara Municipal de Itatiba disponibiliza as instalações para a visita dos alunos das redes pública e privada do município com o objetivo de fomentar a consciência da cidadania. A escola que quiser participar das visitas monitoradas deve agendar pelo telefone: (11) 4524-9600.