Exposição “Nos Tempos de Padre Lima e Negro Brotas” será inaugurada nesta terça (26)

0
930

Será inaugurada nesta terça-feira (26), às 18h30, no Espaço Dito Pinhá da Câmara Municipal de Itatiba, a exposição “Nos Tempos de Padre Lima e Negro Brotas – A Quilombagem em Itatiba”. Serão reunidos objetos do século XIX pertencentes aos quilombolas (como baú, atabaque e xale), além de cerca de 20 painéis que irão contar a história do movimento de quilombagem e abolicionismo negro na cidade.

O evento integra a Semana do 29 de abril, que celebra a libertação dos escravos em Itatiba, ocorrida em 1888. O acontecimento foi um marco, antecipando-se à assinatura da Lei Áurea, que ocorreria em 13 de maio daquele ano. A Semana é uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura e da Câmara Municipal de Itatiba.

Sobre a exposição

A exposição “Nos Tempos de Padre Lima e Negro Brotas – A Quilombagem em Itatiba” irá mostrar que a resistência negra aconteceu de diferentes formas, dentro e fora dos quilombos, até chegar nos movimentos abolicionistas, que tinham como base as irmandades negras no município.

“Infelizmente há um esquecimento da luta dos negros na história da libertação dos escravizados no Brasil, e aqui em Itatiba não é diferente. Isso é algo que não pode perpetuar mais. Precisamos falar que a liberação aconteceu por conta da resistência negra!”, afirmou uma das idealizadoras da exposição, a jornalista e ativista Leticia Benedito.

“É sempre uma honra poder contar a verdadeira história dos meus ancestrais. Sempre falo que existe a história do negro sem o Brasil, mas não existe a história do Brasil sem o negro. Mas desta vez, com essa exposição, estamos contando a história dos antepassados pretos da nossa cidade. Isso dá empoderamento e um orgulho muito grande, pois sabemos que somos frutos de um legado de potência, riqueza e de muita resistência. E o Quilombo Brotas simboliza tudo isso”, lembrou Leticia.

Quilombo Brotas

O Quilombo Brotas foi certificado como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares. A maior parte do território está situado no perímetro urbano da cidade. As dezenas de famílias que nele vivem ocupam o território há mais de 120 anos. Essas terras foram compradas pelos escravizados libertos Emília Gomes de Lima e Isaac de Lima entre os anos de 1878 e 1885.

Durante o período da escravidão, a comunidade também usou seu território para ajudar pessoas em situações de perigo, dando abrigo a quem fugia da servidão. Depois, quando já organizada em associação quilombola, ocorreram nesta comunidade diversos eventos relacionados a práticas tradicionais e contemporâneas dos negros. O Quilombo Brotas é um espaço de resistência cultural negra e solidariedade.  

Programação da Semana do 29 de abril

Dia 28 – quinta, às 19h – Ponto de Conversa “Os Esquecidos” – Plenário Abílio Monte

Dia 29 – sexta, às 10h – Entronização de réplica do Pito Aceso – Instituto Excelência Negra

Dia 29 – sexta, às 19h – Sessão Solene pela libertação dos escravos – Plenário Abílio Monte

Dia 30 – sábado, às 14h – Encerramento da Semana – Pito Aceso (em frente ao Mercado Municipal)