Inaugurada nesta terça (26) exposição “Nos Tempos de Padre Lima e Negro Brotas”

0
437

Foto de capa: Luis Alexandre Padovani

O Espaço Dito Pinhá da Câmara Municipal de Itatiba teve inaugurada na noite desta terça-feira (26) a exposição “Nos Tempos de Padre Lima e Negro Brotas – A Quilombagem em Itatiba”. Estão disponíveis para conhecimento objetos do século XIX pertencentes aos quilombolas (como baú, atabaque e peças de artesanato), além de cerca de 20 painéis e imagens que contam a história do movimento de quilombagem e abolicionismo negro na cidade. A mostra segue até 13 de maio aberta ao público itatibense.

Na ocasião compareceram os vereadores Hiroshi Bando, Igor Hungaro, Juninho Parodi, Luciana Bernardo e Washington Bortolossi. Hiroshi falou em nome da Câmara. “A gente sabe a importância que o 29 de abril tem na história de Itatiba, quando a cidade saiu na frente do Brasil ao libertar seus escravos”. Vera Gamitto, do Quilombo Brotas, parabenizou os idealizadores da mostra, Leticia Benedito e José Roberto Barbosa, e convidou o público para prestigiar a mostra.

Também esteve presente o secretário municipal de Cultura e Turismo, Luis Soares, que ressaltou a importância da figura de Padre Lima na época. “Em seus sermões ele conseguia levar sua revolta contra a escravidão, que se iniciou em Itatiba em 1786. A partir daí, temos uma longa trajetória de lutas e resistência”. Luis também enfatizou que a realização da Semana “é uma grande chance para que nós possamos recuperar a história negra e usar isso na nossa educação”.

A jornalista e ativista Leticia agradeceu a oportunidade de falar sobre seus ancestrais. “Pretendemos com essa exposição dar protagonismo a quem se deve. Nessa história da abolição tiveram grandes personagens negros. A gente tem que entender que há o apagamento, intencional ou não, dos personagens pretos na história do Brasil. A gente tem que começar a ocupar os espaços que nos dão oportunidade, como esta Casa de Leis, para poder mostrar a verdade”, declarou.

Já o antropólogo José Roberto lembrou que “Por muito tempo a memória de 29 de abril de 1888 foi embranquecida”. Ele contou que, em Itatiba, no natal do ano anterior à abolição, fazendeiros deram alforria a mais de mil pessoas, porque havia um medo de rebeliões, a exemplo do ocorrido em Campinas naquele ano. José Roberto também lembrou todo tipo de resistência da população negra durante o regime escravocrata. “Negros que estavam na base, como Luis Gama, José do Patrocínio e Dom Obá, e em Itatiba, Padre Lima, lutaram pela abolição. Temos que resgatar essa memória que nos foi negada”, afirmou.

Créditos das fotos: André Roberto Braga

Quilombo Brotas

O Quilombo Brotas foi certificado como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares. A maior parte do território está situado no perímetro urbano da cidade. As dezenas de famílias que nele vivem ocupam o território há mais de 120 anos. Essas terras foram compradas pelos escravizados libertos Emília Gomes de Lima e Isaac de Lima entre os anos de 1878 e 1885.

Durante o período da escravidão, a comunidade também usou seu território para ajudar pessoas em situações de perigo, dando abrigo a quem fugia da servidão. Depois, quando já organizada em associação quilombola, ocorreram nesta comunidade diversos eventos relacionados a práticas tradicionais e contemporâneas dos negros. O Quilombo Brotas é um espaço de resistência cultural negra e solidariedade.  

Semana do 29 de abril

O evento integra a Semana do 29 de abril, que celebra a libertação dos escravos em Itatiba, ocorrida em 1888. O acontecimento foi um marco, antecipando-se à assinatura da Lei Áurea, que ocorreria em 13 de maio daquele ano. A Semana é uma parceria da Câmara Municipal de Itatiba com a Secretaria de Cultura e Turismo, da Prefeitura.

Próximos eventos da Semana

Dia 28 – quinta, às 19h – Ponto de Conversa “Os Esquecidos” – Plenário Vereador Abílio Monte

Dia 29 – sexta, às 10h – Entronização de réplica do Pito Aceso – Instituto Excelência Negra

Dia 29 – sexta, às 19h – Sessão Solene pela libertação dos escravos – Plenário Vereador Abílio Monte

Dia 30 – sábado, às 14h – Encerramento da Semana – Pito Aceso (em frente ao Mercado Municipal)