Vereadores homenageiam Quilombo Brotas em Sessão Solene

0
1001

A Semana do 29 de abril encerrou-se no sábado (30) no monumento do Pito Aceso

Uma noite de muita emoção ocorreu na última sexta-feira (29), no Plenário Vereador Abílio Monte. Na ocasião houve a solenidade de comemoração ao 29 de abril, data em que os escravos de Itatiba se libertaram, em 1888. Na ocasião foi rendida homenagem ao Quilombo Brotas.

Compareceram os vereadores Júnior Cecon, Galo Herculano, Juninho Parodi, Luciana Bernardo, Dr. Ulisses, Willian Soares e o presidente Ailton Fumachi. Também estiveram presentes os secretários municipais Diego de Freitas (Negócios Jurídicos), Antonio Carvalho (Governo) e Luis Soares de Camargo (Cultura e Turismo), além do prefeito Thomás Capeletto. Vera Gamito, presidente do Quilombo Brotas, recebeu a homenagem em nome da entidade.

Crédito das fotos: André Roberto Braga

Luis, que também é historiador, revelou a importância de resgatar o protagonismo negro para a data de 29 de abril, já que os relatos da época, como reportagens, foram produzidos por brancos. “A luta começou desde os primeiros escravos que chegaram, em 1786. A partir de 1850 vieram muitos outros para trabalhar na lavoura cafeeira”, lembrou, ressaltando a importância de Amélio Carneiro da Silva Braga, abolicionista reconhecido da cidade. “Os vereadores e fazendeiros tiveram importância, mas o quadro não se completa enquanto a gente não der protagonismo aos nossos pretos. Foram eles que lutaram e resistiram por sua liberdade, culminando com a comemoração, em 28 e 29 de abril, de cerca de metade da cidade em plena Praça da Bandeira”, declarou. 

“A importância dessa data é tão grande para nossa cidade que o Hino de Itatiba começa falando da Abolição (‘A liberdade logo raiou / Antes de a Lei Áurea ser firmada / E os escravos libertou / Irmanando com júbilo as raças’). Temos um quilombo urbano centenário em nossa cidade. Tudo isso tem que ser valorizado. O que a gente quer é igualdade em todos os sentidos”, discursou o prefeito.

Ailton destacou a realização do evento. “Nós tivemos o privilégio de aprovar no ano 2000 a lei municipal 3.428, que determina que o 29 de abril deve ser comemorado com Sessão Solene, mostrando a importância da data. Eu tive a felicidade de poder realizar essa solenidade pela primeira vez. Espero que ela se perpetue, pois temos muito mais a aprender”, disse o presidente.

Vera, que é bisneta de Amélia Gomes de Lima Barbosa, matriarca do Quilombo, declarou estar muito feliz pelo reconhecimento, agradecendo em nome da irmandade a todas autoridades e coletivos presentes. “Nossa família chegou no quilombo há mais de 134 anos, se libertando e ajudando a libertar outros irmãos”, disse. “Infelizmente, nem todas comunidades do país recebem esse reconhecimento de luta que vem dos nossos ancestrais. Ainda há muito para se conquistar, pois o Quilombo Broas resiste e persiste”, discursou.  

Sábado

No sábado foi encerrada a Semana do 29 de abril, no monumento do Pito Aceso, em frente ao Mercado Municipal. A escultura, construída pelo arquiteto Cid Camargo, ganhou pintura nova. Compareceram os vereadores Júnior Cecon, Galo Herculano e Luciana Bernardo; o gestor municipal de Cultura e Turismo, Luis Soares de Camargo; como também membros dos movimentos negros. A animação ficou por conta da escola de samba Águia Dourada.