Reunião do Parlamento da RMC na Câmara debate rede de oftalmologia e qualidade dos serviços públicos

0
1190

Evento reuniu autoridades regionais

A Câmara Municipal de Itatiba sediou, na última sexta-feira (8), a 13ª Reunião do Parlamento Metropolitano de Campinas. O encontrou aconteceu no Plenário Vereador Abílio Monte e reuniu o presidente do Parlamento, Hélio Ribeiro, o vice-presidente da Câmara de Itatiba, Hiroshi Bando, o prefeito do Município, Douglas Augusto, e o deputado estadual Edmir Chedid.

Também fizeram parte da mesa diretiva do evento os presidentes de Câmara Kadu Garçom (Santa Bárbara D´Oeste), Nil Ramos (Vinhedo), Júlio César de Moraes (Morungaba), Walton Assis Pereira (Monte-Mor), Leila Bedani (2ª secretária da Câmara de Itatiba), e demais vereadores dos municípios que compõem a RMC.

Estiveram presentes, ainda, os vereadores Cornélio da Farmácia, Deborah Oliveira, Fernando Soares, Roselvira Passini, Sérgio Rodrigues e Willian Soares.

Hiroshi Bando destacou a participação da Câmara de Itatiba no evento. “Temos a satisfação de sediar o evento pela primeira vez aqui na cidade. Acredito que esse é um espaço para buscar soluções conjuntamente em benefício da RMC”.

Palestras

A primeira palestra foi a da Chefe do Departamento de Atenção Clínica do Hospital das Clínicas da Unicamp, Denise Fornazari de Oliveira. Ela passou um quadro da atual situação dos atendimentos em oftalmologia na RMC e destacou a importância de se formar uma rede voltada para a especialidade, com a função de unir todos os municípios, otimizar os serviços, diminuir os custos e, principalmente, atender aos munícipes, que hoje enfrentam uma fila de espera no atendimento clínico, que chega a ser de três meses.

Para Denise, a região não tem uma rede ruim de oftalmologistas, o que acontece é que eles estão distribuídos de maneira irregular, o que acaba acarretando a fila de espera e enormes problemas aos municípios. “No Brasil, a oftalmologia não está inserida na Rede Básica de Saúde por se tratar de uma rede cara, que para ser constituída necessita de equipamentos e consultórios caros, além de profissionais especializados. A proposta da rede é investir e ampliar em ambulatórios já instalados e fazer com que todos possam otimizar esses serviços entre si”, afirma.

Em seguida, o jornalista, analista político e diretor do Portal Indsat, Paulo Ricardo Gomes, falou sobre qualidade dos serviços públicos. O palestrante destacou a importância das pesquisas de satisfação para alavancar a qualidade dos serviços públicos realizadas nos municípios.

O instituto é composto por pesquisadores, jornalistas e publicitários e tem como objetivo facilitar o entendimento dos índices de satisfação atribuídos a cada serviço público. “Nós interpretamos esses dados em 36 municípios, em 16 setores diferentes, que formam um conjunto de informações capazes de dar subsídios para a mudança no atendimento; ao identificar as falhas, cria-se possibilidades de mudança real nos serviços públicos desses municípios”, afirma Paulo Ricardo.

Para o presidente do Parlamento da RMC, Hélio Ribeiro, o encontro em Itatiba possibilitou grandes debates entre os agentes políticos. “Esse é o papel do Parlamento: possibilitar que os municípios tenham acesso às informações para identificar as demandas e trabalhar em equipe para que todos possam ter melhores resultados em vários setores”.

Para o deputado estadual Edmir Chedid, presente ao encontro, esse trabalho do parlamento é fundamental para que os municípios enfrentem suas dificuldades, uma vez que todos vivem uma crise, fruto de uma mudança mundial. “Essa união é muito importante para o Legislativo, pois os vereadores são aqueles que, de fato, têm contato com a população diariamente, e os que enfrentam cara a cara essas mudanças; daí a importância dessa integração, uma vez que não adianta nivelar por baixo, e nem uma cidade ir muito bem e outra, muito mal; é preciso união”, disse Chedid.

A próxima reunião do Parlamento da RMC, acontece dia 6 de julho, no Município de Valinhos, a partir das 9h.