Palácio 1º de Novembro recebe visita de turmas da EMEB Sebastião de Camargo Pires

0
2340

Na manhã desta quarta-feira (24), duas turmas do 8º ano da EMEB Sebastião de Camargo Pires visitaram a Câmara Municipal de Itatiba. Acompanhados das professoras de História, Vera Fedel, e Português, Marisa Morais, os alunos conheceram o Plenário Vereador Abílio Monte, a Biblioteca José Ângelo Gori, os gabinetes dos vereadores e da presidência. O presidente Ailton Fumachi (PR) e os vereadores Deborah Oliveira (PPS), Eduardo Pedroso (PPS) e Willian Soares (Solidariedade) acompanharam a visita.

Na oportunidade, Ailton explicou as atribuições do Poder Legislativo. “Uma das principais funções da Câmara é aprovar o orçamento municipal”, disse. Ele também explanou o processo legislativo, como a elaboração e tramitação de requerimentos e projetos de lei. Ailton doou uma cópia da Lei Orgânica Municipal e do Regimento Interno à biblioteca da escola.

O presidente se comprometeu a atender às demandas dos alunos, relativas à escola e ao bairro dos Pires. As solicitações serão trabalhadas em sala de aula e entregues à Câmara. Uma delas já foi mencionada pela professora Vera: quando chove, os alunos não conseguem chegar à escola em função das condições das estradas rurais, que precisam de melhorias.

O estudante Paulo Bruno questionou os requisitos para ser vereador. Em resposta, Ailton informou que o candidato deve ser maior de 18 anos, regularizado na justiça eleitoral e militar, residente no município há pelo menos seis meses, alfabetizado e filiado a partido político.  

Beatriz Cordeiro aprovou a visita. “Eu conhecia somente a Prefeitura. É muito interessante conhecer os outros Poderes. A gente viu mais uma vez a importância da política. Os vereadores estão presentes em tudo e fazem o possível para melhorar a saúde e a educação”, disse a aluna. 

A Câmara Municipal de Itatiba disponibiliza as instalações para a visita dos alunos das redes pública e privada do município com o objetivo de fomentar a consciência da cidadania. A escola que quiser participar das visitas monitoradas deve agendar pelo telefone: (11) 4524-9600.