Maria Monteiro é homenageada como “Extremada Mãe do Ano” pela Câmara

0
2437

Cerimônia ocorreu na noite desta terça-feira (7)

A Câmara Municipal de Itatiba celebrou, na noite desta terça (7), a solenidade de entrega do título de Extremada Mãe do Ano. Na ocasião, foi entregue a honraria à Sra. Maria Aparecida Monteiro, escolhida por meio do decreto legislativo 02/2019. O evento reuniu o prefeito Douglas Augusto, a primeira-dama Mayara Lopes, vereadores, amigos e familiares da homenageada.

“Conheço a dona Maria há mais de 40 anos. Nesse período pude observar a dedicação, o amor e a forma como ela se portou e conduziu sua família. Todos nós sabemos que a figura da mãe é algo extraordinário. As que são escolhidas como Extremada Mãe do Ano têm um histórico de vida muito emocionante”, discursou Willian Soares, vereador da Comissão que escolheu a homenageada.

“Maria Monteiro é exemplo de dedicação, força de vontade, coragem e tem uma história de vida que pode se orgulhar. Nós agradecemos a senhora por receber essa honraria da Câmara e do Município e na sua pessoa parabenizo a todas as mães itatibenses pelo dia que se avizinha. Obrigada pelos exemplos que a senhora ensinou a sua família e a toda nossa cidade”, disse o prefeito Douglas Augusto. 

Para o filho Claudio Monteiro, “é motivo de muita alegria estar junto de minha família nesse dia tão maravilhoso e especial para minha mãe. Ela realmente merece essa honraria de ser Extremada Mãe do Ano. A minha mãe é vitoriosa, guerreira e acima de tudo serva do Senhor. Eu tenho certeza que minha mãe deixará um grande legado nessa Terra”.

Maria também falou aos presentes. “Eu agradeço de coração aos vereadores, ao prefeito e a todos que de uma forma ou de outra participaram desse evento. E agradeço a minha querida família e os amigos que aqui estão. Que Deus abençoe ricamente vocês”, disse.   

“Dona Maria é, sem dúvida nenhuma, grande merecedora desse preito. Trata-se de pessoa muito estimada, que conquistou, durante a sua vida de virtudes, a admiração, o respeito e o amor das pessoas que com ela convivem”, falou o presidente Ailton Fumachi (PR).

Os vereadores também prestaram homenagens às mães presentes, representadas pelas vereadoras Deborah Oliveira (Cidadania), Leila Bedani (PV) e Elizabet Tsumura (PDT) e pela primeira-dama Mayara Lopes. A noite teve ainda a apresentação do músico Romildo, emocionando o público com canções como “Como é grande o meu amor por você” e “Maria, Maria”.  

Biografia

Maria Aparecida Monteiro é filha de Francisco Antônio Pereira e Andrelina Braga Pereira. Nasceu em Jarinu, em 1943. Com apenas 14 anos, após a morte do pai, mudou-se para Itatiba com sua mãe e irmã, trabalhando em casa de família e na Fabril Scavone.

Aos 15 anos conheceu José Monteiro e casou-se no ano seguinte. Desta união, nasceram sete filhos: Madalena, Ezequiel, Isabel, Ana, Raquel e os gêmeos Claudio e Claudia. Como seu esposo exercia a profissão de caminhoneiro, Maria Aparecida ficou responsável pela educação dos filhos e administração do lar.

Viúva há nove anos, atualmente, vive ao lado dos filhos, 13 netos e 14 bisnetos. Maria também ajuda na mercearia da família no Jardim Cruzeiro.

A escolha da homenageada foi feita pela comissão formada pelos vereadores Willian Soares (Solidariedade), Benedito Romanin (Solidariedade) e Sérgio Rodrigues (Cidadania).

Título de Extremada Mãe do Ano

Criada por meio da resolução 01/1978, a Extremada Mãe do Ano é uma homenagem especial alusiva ao Dia das Mães. Confira todas as homenageadas com o título:

1979 – Francisca de Castro Camargo

1980 – Madalena Giaretta Benedetti

1981 – Maria Aparecida Campolino Pereira

1982 – Virgínia Polessi Arruda

1983 – Alcina Coutinho Marcondes

1984 – Amália Gomes Gasparotti

1985 – Rita Serafim Barbosa

1986 – Maria de Lourdes Pires Bordin

1987 – Delzira Bueno de Andrade

1988 – Maria de Lourdes Machado Pereira

1989 – Maria Lúcia Zupardo Monteiro

1990 – Neyde Vieira de Almeida Barbosa

1991 – Benedita da Silveira Romanin

1992 – Antonia Prezotto Gava

1993 – Rosária Fusussi Fumachi

1994 – Olímpia Belgini Bedani

1995 – Olga Bergamin Bisetto

1996 – Nair Sanfins Silveira Franco

1997 – Ema Catuzzo de Fávari

1998 – Aracy Masiero Sanfins

1999 – Regina Regagnin Piovani

2000 – Maria Casanova Giaretta

2001 – Luiza Fattori de Camargo

2002 – Elvira Romanin Baptistella

2003 – Leonilda Del Col Penteado

2004 – Maria Tereza Franco de Toledo

2005 – Florentina Vieira – Tica

2006 – Joanna Ragagnin Fumachi – Vó Joanna

2007 – Maria José Chaves Francisco

2008 – Luiza Bartholomeu Pretti

2009 – Lourdes Nunes da Silva Ribeiro

2010 – Leonor Alves Barbosa Amaral

2011 – Maria das Dores Lopes de Souza

2012 – Enédia Ferreira Aldeia

2013 – Irene Lorencini Franciscon

2014 – Izabel de Fávari Zambone

2015 – Maria Nilza Candotta Consoline

2016 – Maria de Lourdes Bredariol Dutra

2017 – Antonia Nardi Costa

2018 – Teresinha Pereira de Souza

2019 – Maria Aparecida Monteiro