Semana do Capoeirista

0
951

A Câmara Municipal de Itatiba, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, da Prefeitura, realiza a Semana do Capoeirista. Eventos envolvendo história, dança e música estão programados para acontecer ao longo da semana que vai de 1 a 5 de agosto.

Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, a capoeira é uma das expressões culturais mais antigas do nosso país. Surgiu no Brasil como um mecanismo de luta e resistência das pessoas escravizadas à bruta violência a que eram submetidas em tempos coloniais e imperiais. Inclusive, ela foi essencial na defesa dos quilombos. Em todo o mundo, a capoeira é comemorada no dia 3 de agosto.

Exposição

Para contar a história dessa manifestação artística tão importante será aberta a exposição “A Capoeira Brasileira”. A mostra é fruto da pesquisa do capoeirista e repórter fotográfico André Roberto Braga, conhecido também como Wolverine.

A abertura do evento está marcada para acontecer na próxima segunda (1), às 19h, no Espaço Dito Pinhá da Câmara. Ao longo de todo o mês, o público poderá conferir fatos marcantes envolvendo a capoeira, algumas leis, um resumo do Brasil como colônia de Portugal, até os dias atuais. “Por meio de textos resumidos, será possível traçar uma ideia do quão vasto e rico é o universo dessa arte, que surgiu como uma luta disfarçada de dança’”, afirmou o professor André.

Roda de capoeira

Na quarta (3), às 19h, está agendada uma grande roda de capoeira, aberta a todos que queiram participar. Os capoeiristas e demais interessados devem se concentrar na Praça Juliana Alexandre, em frente ao Teatro Ralino Zambotto.

Lançamento de Cd

E pra fechar as comemorações da semana, o músico e professor Henrique Lobinho lança o cd “Casa Velha”. O evento acontece na sexta (5), às 18h, no Espaço Dito Pinhá da Câmara.

Henrique Lobinho, músico (Arquivo Pessoal)

Há 15 anos, Henrique dedica-se ao estudo e a busca pelo entendimento da musicalidade na capoeira. Seu trabalho contribui para levar conhecimento dos fundamentos da arte da capoeira para as novas gerações de capoeiristas, por meio de suas letras e melodias cantadas nas rodas. “A capoeira é um diálogo de corpos, onde a música é o fio condutor, e o elo forte dessa corrente é o sagrado berimbau”, entoa o músico, natural de Montes Claros (MG).

Serviço

O quê: Semana do Capoeirista

Quando e Onde: Exposição “A Capoeira Brasileira” (dia 1, às 19h – no Espaço Dito Pinhá da Câmara); Roda de Capoeira (dia 3, às 19h – Praça Juliana Alexandre, em frente ao Teatro Ralino Zambotto); e Lançamento do Cd “Casa Velha”, de Henrique Lobinho (dia 5, às 18h – no Espaço Dito Pinhá da Câmara)

Todos os eventos são gratuitos