Câmara inaugura oficialmente o Outubro Rosa 2019

0
1100

Evento reuniu tradicional iluminação, exposição fotográfica e apresentação musical

Na noite desta quinta-feira (3), a Câmara Municipal de Itatiba realizou no Espaço Dito Pinhá a abertura de sua campanha Outubro Rosa – “Só coisas boas dentro do peito”. O evento contou com a presença dos vereadores Deborah Oliveira, Elizabet Tsumura e Willian Soares, além do presidente Ailton Fumachi. Compareceram, ainda, o secretário de Saúde, Fábio Nani, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mayara Lopes.

A realização é uma parceria com o Fundo Social de Solidariedade, Prefeitura de Itatiba e Rede de Voluntárias de Combate ao Câncer de Itatiba. Durante todo o mês, outros eventos beneficentes serão realizados.

Conscientização

No início do evento, foi ligada a iluminação cor de rosa em todo o Palácio 1º de Novembro, alusiva à campanha de prevenção do câncer de mama. Em seguida, as autoridades falaram sobre a importância da campanha.

Rilma Burle, representante Mapam – Movimento de Apoio às Pacientes Mastectomizadas de Itatiba, convidou a população a conhecer o trabalho da entidade em prol dos pacientes mastectomizados. 

Lenice Sanfins, presidente da Rede de Voluntárias de Combate ao Câncer de Itatiba, agradeceu a parceria com a Câmara e o Fundo Social de Solidariedade. “Graças à sensibilidade de vocês fazemos esse movimento na cidade que alerta todas as mulheres para que elas tenham consciência da importância dos exames preventivos do câncer de mama. São eles que vão nos auxiliar para detectar essa doença no início e que vão salvar muitas vidas”.

“Esse é nosso objetivo com o Outubro Rosa: atender o maior número de mulheres, levar informação, acessibilidade e funcionalidade para a campanha”, afirmou Mayara Lopes. Ela lembrou que no próximo sábado (5) haverá a entrega dos exames de mamografia feitos em setembro, e, aqueles realizados em outubro, serão entregues no dia 26. “É uma campanha importantíssima para a saúde pública, não só no nosso município”, disse.

O presidente Ailton Fumachi lembrou a importância da continuidade da campanha, uma vez que as taxas de mortalidade da doença continuam elevadas. Ele divulgou, ainda, os demais eventos que ocorrerão na Casa durante o mês. 

Exposição fotográfica

Na ocasião, também foi aberta a exposição “Primavera, Suas Cores e Sua Beleza – Um Tributo à Vida”, do fotógrafo Vagner Bellacosa.  A mostra reúne 40 fotos com a temática da estação mais florida do ano. Flores de diversas espécies, cores e tamanhos compõem a homenagem do fotógrafo à mãe, que faleceu em 2010.

O artista agradeceu a presença do público. “Chegava a primavera e minha casa era sempre uma alegria. Que a exposição traga boas memórias para todo mundo. Gostaria de agradecer à Câmara por me ajudar a tirar esse projeto do papel”, afirmou.

Quarteto de Cordas

Apresentou-se ainda o Quarteto de Cordas do Conservatório Municipal “Professora Alba Panzarin Degani”. O grupo desenvolve um repertório que mistura música erudita e popular, em uma formação instrumental não convencional – dois violinos, um cello e um violão.

O quarteto é formado por Miguel Lázaro e Giovanna Puccinelli Rela (violinos), Leila Ferreira (violoncelo) e Eduardo Fassina (violão).  O público conferiu clássicos como “Trenzinho Caipira”, de Villa Lobos; “Yesterday”, dos Beatles; “Além do Arco-Íris”, de Harold Arlen; entre outras.

Próximos eventos da Casa

Ao longo do mês, haverá ainda programação com o objetivo de envolver a comunidade no tema. Confira:

  • 16/10, às 16h – abertura da exposição fotográfica “Mulheres na Primavera”, de Renato Júnior, no Espaço Dito Pinhá.
  • 17/10, às 19h30 – palestra “Juntas somos mais fortes!” Com a jornalista e mestranda em psicologia social Lídice Leão, no Teatro Ralino Zambotto.
  • 18/10, às 15h – palestra “Mulheres adolescentes e seus educadores” com a ginecologista Rosa Lacerda, no Teatro Ralino Zambotto.