As obras utilizam materiais comuns do cotidiano e tratam sobre feminismo
Nesta terça-feira (02), foi realizada a abertura da exposição “Condição e Desejos: Feminismos”, da artista Lilian Lacerda. O acervo é composto por colagens em papel que utilizam materiais do cotidiano, como jornais, revistas, catálogos e embalagens. O evento contou com a presença do presidente da Câmara, David Bueno, e de servidores da Casa.








Fotos: Augusto Schiosi/CMI
Com habilidade e criatividade, a artista transforma elementos comuns em peças de arte que provocam reflexões sobre feminismo, identidade e memória. Por meio da técnica de colagem, Lilian explora a reconstrução e a diversidade de composição a partir do desconstruído, criando um diálogo profundo entre a arte e a psicanálise.
Em nome do Legislativo, o presidente da Câmara, David Bueno, discursou: “É gratificante ver que não apenas os artistas locais vêm até nós, mas também talentos de outras cidades, que enriquecem nossa comunidade com suas diversas expressões artísticas e criações únicas. Isso reforça que o nosso espaço está aberto para toda a região, o que, para nós, é uma honra”, declarou.





Fotos: Augusto Schiosi/CMI
A artista também comentou: “Fico lisonjeada e agradecida pela oportunidade de expor minhas obras neste espaço. Que tenhamos cada vez mais espaços onde possamos expressar nosso feminismo e o que há dentro da nossa psique”, disse Lilian.
A exposição pode ser conferida pelo público até o fim de julho.
Sobre a artista
Lilian dos Santos Lacerda é uma colagista paulista residente em Piracicaba. Doutora em Educação pela PUC-SP, pedagoga, pesquisadora e psicanalista clínica, Lilian também é colunista do jornal A Tribuna de Piracicaba. Ela foi bolsista CAPES por projetos de iniciação científica na UNIMEP e CAPES/CNPq pela PUC-SP, além de ter atuado em produção cultural no SESC. Sua formação acadêmica e experiência profissional enriquecem sua abordagem artística, que mescla técnicas de colagem com uma profunda análise psicanalítica.





Fotos: Augusto Schiosi/CMI
Cadastro de artistas
No início deste ano, a Câmara Municipal de Itatiba criou um cadastro para artistas interessados em realizar exposições artísticas no Espaço Vereador Benedito Campos Pupo ‘Dito Pinhá’. O objetivo dessa iniciativa é planejar um calendário de mostras mensais ao longo do ano. Para saber mais sobre como expor trabalhos artísticos na Câmara, acesse: (https://camaraitatiba.sp.gov.br/exposicoes/).