Mulheres Vitoriosas: Câmara abre exposição “Um Toque de Esperança”

0
705

A terceira edição da mostra destaca a jornada triunfante de dez mulheres contra o câncer de mama, aliando arte e conscientização

Foi aberta, na noite desta segunda-feira (02), a exposição “Um Toque de Esperança”, no saguão da Câmara Municipal. A mostra fotográfica reúne, em sua terceira edição, o olhar sensível da fotógrafa Elza Carrara com os semblantes vitoriosos de dez mulheres que venceram a luta contra o câncer de mama. Os painéis de Elza pretendem conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde e também incentivar o aumento da autoestima das mulheres que passaram ou passam pela doença.

A exposição integra a campanha do Outubro Rosa 2023, realizada pela Câmara em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura. Estiveram presentes no evento de abertura o presidente da Câmara, David Bueno; os vereadores Dr. Ulisses, Juninho Parodi, Leila Bedani, Ailton Fumachi, Luciana Bernardo, Washington Bortolossi, Fernando Soares e Roberto Penteado. Da Prefeitura, compareceram o prefeito Thomás Capeletto e o secretário municipal de Cultura e Turismo, Luis Soares de Camargo. Estavam também presentes a presidente da Rede de Voluntárias de Combate ao Câncer de Itatiba, Nice Segatto Penteado, e demais voluntárias. Músicos do Conservatório Municipal Professora Alba Panzarin Degani preencheram a noite com apresentação de clássicos da música.

Posam para a terceira edição de “Um Toque de Esperança” as modelos: Nathalia Fernandes Braga Momentel, Verena Lopes de Souza, Regina Inoue Souza, Marcia L. Bertoni, Dinah Rosa Albuquerque Ruiz, Priscila Natali Andrade, Helena Claudia Bacaro Vicente, Isabel Cristina Ferreira e Camargo, Eliana Cruz Oliveira e Aryani Martins Napi Correa.

Falas

Da Rede, Nice Penteado, presidente da instituição, lembrou da importância da campanha e da necessidade de prevenção: “No início, o câncer tem mais de 90% de chance de cura, então temos que manter o pensamento positivo. Durante o mês de outubro, o câncer de mama ganha destaque. Falamos muito sobre isso, temos várias ações, eventos, e a cor rosa predomina. Mas depois, muitas vezes, esquecemos. Não podemos lembrar do cuidado contra o câncer de mama só em outubro. E não é apenas esse tipo de câncer que devemos nos preocupar. Por isso, enfatizo a importância de realizar os exames preventivos. Prevenção ainda é o melhor remédio”, disse.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Luís Soares de Camargo, também fez uso da palavra, deixando uma mensagem inspiradora para todos: “Quando a gente tem amigos, suporte, alguém ao lado, a gente se sente mais forte para enfrentar os desafios da vida, inclusive doenças. São esses amigos que dão cor aos nossos dias, que tornam tudo um pouco mais cor de rosa. Nós somos seres que precisam de companhia, ninguém é totalmente autossuficiente. Por isso, não tem nada de errado em pedir ajuda. E a gente também tem que estar sempre pronto para ajudar quem precisa”, pontuou Luís.

“Hoje, neste exato momento, celebramos uma vitória. Eu não consigo mensurar a dor que vocês enfrentaram ao receberem o diagnóstico. Mas, após cada tratamento, após cada batalha diária, vocês começam a dar um novo valor às coisas da vida. Os demais problemas tornam-se insignificantes perto da vontade de viver. Vocês são verdadeiras guerreiras. Parabéns!”, discursou o prefeito Thomás Capeletto.

O presidente da Câmara, David Bueno, destacou o apoio do Legislativo nesta causa. “Estou extremamente orgulhoso de promover esta exposição na Câmara, destacando a todos que vocês são guerreiras, com histórias inspiradoras, tornando-se referências para todas as mulheres”, finalizou David.

Quem também fez uso da palavra foi a vereadora Leila Bedani. “Vocês oferecem ao mundo mais ensinamentos do que podemos imaginar. Mesmo nos momentos difíceis, vocês encontram forças para se levantar. São uma incrível fonte de inspiração. Temos hoje uma rede de apoio onde uma sempre está lá pela outra”, finalizou a vereadora.

Emocionada, Dinah Albuquerque falou em nome de todas as modelos. Na oportunidade, contou um pouco da sua história de vida e como é a luta contra o câncer de mama. “Ao descobrir uma doença delicada, muitas vezes nos sentimos perdidos, sem saber o que fazer. Em certos momentos, apenas queremos correr e buscar refúgio. Mas chega o instante em que respiramos fundo, fazemos uma pausa e pedimos: ‘Deus, olhe por mim’. E então as coisas começam a entrar em seu eixo. O amor é uma força curadora e é através dele que tenho alcançado a cura”, declarou Dinah.

Sobre a exposição “Um Toque de Esperança”

A exposição abraça não apenas a missão de despertar a consciência coletiva para a importância da saúde, mas também de acender a luz da esperança nas mulheres que enfrentaram ou enfrentam o câncer de mama. Essa mostra é um tributo à resiliência, à beleza da alma que persiste apesar das adversidades, e um lembrete de que, por trás de cada diagnóstico, há uma história de coragem e amor que merece ser celebrada.

A mostra está aberta no saguão da Câmara Municipal de Itatiba até o dia 16/10 e segue para o Paço Municipal Prefeito Ettore Consoline a partir do dia 17/10, às 10h, onde ficará aberta para visitação do público até o final do mês.

Sobre a fotógrafa Elza Carrara

Elza Carrara é natural de Itatiba. Começou sua jornada na fotografia há nove anos. O que era um hobby rapidamente se tornou sua profissão, à qual ela se dedica com entusiasmo.

Com um estilo fotográfico leve e sensível, Elza prioriza a captura de sentimentos e momentos espontâneos através de seu olhar atento. Foi esse estilo que a levou a receber o convite para fotografar a Campanha do Outubro Rosa. Nessa missão, ela busca retratar com sensibilidade e beleza as mulheres que fazem parte desse importante momento em suas vidas, evidenciando a força e resiliência de cada uma delas.

Agradecimentos

A Câmara Municipal de Itatiba expressa sua gratidão a todos que contribuíram para esta exposição, especialmente ao Rodrigo Nunes da Arte Floral, aos profissionais da equipe de Wandda´s Fashion Hair, Karina Saab Flores, Covabra Supermercados e ao Conservatório Municipal Professora Alba Panzarin Degani.