A Extremada Mãe de 2023 é Luzia Gama Coletti
A Sessão Solene Extremada Mãe do Ano foi realizada na noite desta quinta-feira (11) pela Câmara Municipal de Itatiba. No Plenário Vereador Abílio Monte, foi entregue a honraria nesta edição à sra. Luzia Gama Coletti.
A homenageada foi escolhida pela comissão composta por Fernando Soares (PSDB), Igor Hungaro (PDT) e Duguaca (Cidadania). Estiveram presentes no evento o presidente desta Casa de Leis, David Bueno (Solidariedade); o prefeito municipal, Thomás Capeletto; os vereadores Ailton Fumachi (PL), Dr. Ulisses (PSD), Fernando Soares (PSDB), Luciana Bernardo (PDT) e Willian Soares (Solidariedade); além dos familiares de Luzia Coletti.
Na ocasião, a vereadora Luciana, que também é mãe, contou a história da homenageada aos presentes. Das mãos dos demais edis e também do prefeito Thomás, Luzia recebeu láureas, mimo e flores, como símbolo de sua dedicação na criação de sua família.
“Esse é um momento que ficará para a história da família Coletti e também para a história de Itatiba, pois Dona Luzia é a 45ª mãe a receber esta honraria. Saiba que a senhora está representando todas as mães nesta noite e só temos a agradecer por tudo que você fez pela cidade e pelo seu belo trabalho na Igreja do Belém. Que a senhora tenha muita saúde para continuar vendo sua família crescer”, discursou o prefeito Thomás.
Filho da condecorada da noite, Romildo Coletti, falou sobre a mãe: “Em nome de nossa família, queria agradecer a todas pela homenagem. Minha mãe sempre foi uma pessoa exemplar para todos nós. Não poderíamos estar mais felizes”, disse.
O presidente da Casa, David Bueno, saudou todas as mães: “Parabéns à Dona Luzia e a todas as mães pela data. Muito obrigada por tudo que fizeram e fazem pelas suas famílias. Um Feliz Dia das Mães no domingo para todos. Que seja especial”, discorreu David.
A Sessão Solene Extremada Mãe do Ano de 2023 contou, ainda, com apresentação emocionante dos músicos Daniela Rosa e Augusto Schiosi. O evento foi transmitido ao vivo e está disponível nas redes sociais da Câmara.
Sobre a homenageada
Luzia Gama Coletti nasceu em 1934. Começou a trabalhar muito cedo. Primeiro foi babá, depois entrou na antiga empresa de tecidos Pabreu. Lá, aprendeu todas as etapas da tecelagem. Casou-se em 1959 com seu amigo de infância, Rolando Coletti, mais conhecido como Tio Bilão.
Desta união nasceram os filhos Luciana, Rosana, Ivana, Flávio, Romildo e Ricardo. Além dos trabalhos domésticos, Luzia costurava para a família e também para fora. Teve pensionistas, fez várias atividades para ajudar na economia doméstica. Com os filhos crescidos e já trabalhando, foi convidada a ministrar aulas de catecismo na Basílica Nossa Senhora do Belém, onde ficou por mais de 25 anos. Dentre os momentos importantes na paróquia, participou ativamente da realização da macarronada anual na festa da Padroeira.
Mulher além do seu tempo, sempre priorizou a educação, o respeito, o diálogo com os filhos, mas também sempre teve um tempo para aconselhar os amigos dos filhos, os alunos e, ainda, os moradores de rua que vinham de quando em quando tomar um café com leite e pão.
Seus filhos casaram-se e constituíram suas famílias. Ela, então, tornou-se avó de dez lindas crianças que hoje, já adultos, trabalham e, no tempo livre, mimam a avó. Também tem uma bisneta: Antonella, que veio para acarinhar o coração da bisa.
Hoje, ainda gosta de cozinhar, principalmente o que os netos apreciam. Preza muito a reunião em família ao redor da mesa. Não dispensa uma boa conversa, já que leitura sempre foi seu hobby preferido.
Fotos: Amanda Vedovello/CMI
Título de Extremada Mãe do Ano
Criada por meio da resolução 01/1978, a Extremada Mãe do Ano é uma homenagem especial alusiva ao Dia das Mães. Confira todas as homenageadas com o título:
1979 – Francisca de Castro Camargo
1980 – Madalena Giaretta Benedetti
1981 – Maria Aparecida Campolino Pereira
1982 – Virgínia Polessi Arruda
1983 – Alcina Coutinho Marcondes
1984 – Amália Gomes Gasparotti
1985 – Rita Serafim Barbosa
1986 – Maria de Lourdes Pires Bordin
1987 – Delzira Bueno de Andrade
1988 – Maria de Lourdes Machado Pereira
1989 – Maria Lúcia Zupardo Monteiro
1990 – Neyde Vieira de Almeida Barbosa
1991 – Benedita da Silveira Romanin
1992 – Antonia Prezotto Gava
1993 – Rosária Fusussi Fumachi
1994 – Olímpia Belgini Bedani
1995 – Olga Bergamin Bisetto
1996 – Nair Sanfins Silveira Franco
1997 – Ema Catuzzo de Fávari
1998 – Aracy Masiero Sanfins
1999 – Regina Regagnin Piovani
2000 – Maria Casanova Giaretta
2001 – Luiza Fattori de Camargo
2002 – Elvira Romanin Baptistella
2003 – Leonilda Del Col Penteado
2004 – Maria Tereza Franco de Toledo
2005 – Florentina Vieira – Tica
2006 – Joanna Ragagnin Fumachi – Vó Joanna
2007 – Maria José Chaves Francisco
2008 – Luiza Bartholomeu Pretti
2009 – Lourdes Nunes da Silva Ribeiro
2010 – Leonor Alves Barbosa Amaral
2011 – Maria das Dores Lopes de Souza
2012 – Enédia Ferreira Aldeia
2013 – Irene Lorencini Franciscon
2014 – Izabel de Fávari Zambone
2015 – Maria Nilza Candotta Consoline
2016 – Maria de Lourdes Bredariol Dutra
2017 – Antonia Nardi Costa
2018 – Teresinha Pereira de Souza
2019 – Maria Aparecida Monteiro
2020 – Vera Maria Alvarez Baladi
2021 – Nadir Ribeiro
2022 – Nair Pereira Panacci
2023 – Luzia Gama Coletti