Voluntárias confeccionam peças para mulheres mastectomizadas

0
933

Ação foi resultado de parceria da Câmara com Fundo Social de Solidariedade

Na tarde de ontem (7), no antigo Paço Municipal, ocorreu a oficina “Tecendo Solidariedade e Força”. Na ocasião, 15 mulheres se reuniram voluntariamente para confeccionar almofadas, turbantes e tiaras. As peças serão destinadas, no Natal, a mulheres mastectomizadas, por meio da Rede de Voluntárias de Combate ao Câncer e da Mapam – Movimento de Apoio às Pacientes Mastectomizadas de Itatiba. A ação é uma parceria da Câmara Municipal com o Fundo Social de Solidariedade.

A oficina foi ministrada pela artesã Judite Simionato, líder da cooperativa de mulheres Uniarte, de Indaiatuba. As voluntárias da cooperativa levaram os moldes e ensinaram as alunas a fazerem as peças. O processo geral consiste em cortar os tecidos, costurá-los à máquina, enchê-los com espuma (no caso das almofadas) e finalizá-los com costura, geralmente à mão.  

“A gente está aprendendo e ajudando quem precisa. Estou achando muito legal e gostando de fazer”, disse a aluna Dirce Nascimento, que já tinha noções de costura e artesanato. Judite Simionato também elogiou a iniciativa. “As mulheres têm que se unir nos desafios. Nós não devemos pensar só em trabalho, mas lembrar que somos todas iguais e que precisamos desenvolver a fraternidade”, afirmou.