Painéis e maquetes mostram consequências da bomba atômica e trazem reflexões sobre futuro da humanidade
A Câmara Municipal de Itatiba, em parceria com a União Cultural Nipo-Brasileira de Itatiba – Nibrait, sediará, em setembro, a exposição “Hiroshima e Nagasaki: Os Limites da Barbárie e as Lições para a Humanidade”. A abertura ocorrerá no próximo dia 10, às 18h, no Espaço Dito Pinhá. O público poderá conferir a mostra até o fim do mês.
A exposição exibe os efeitos devastadores da guerra na humanidade, em especial os causados pelas bombas atômicas lançadas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Também alerta para a importância da preservação da memória para que tragédias como esta não se repitam.
Serão expostos 30 painéis compostos por textos e fotos, que revelam a destruição das cidades e o sofrimento das pessoas atingidas. Estes materiais são cedidos pelo Centro Cultural Hiroshima do Brasil. Também estarão disponíveis 15 maquetes do Consulado Geral do Japão em São Paulo. As obras são representações de Patrimônios Mundiais da UNESCO. Uma delas é a Cúpula da Bomba Atômica, localizada em Hiroshima.
A exposição marca os 74 anos do bombardeio das cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, pelos Estados Unidos, ocorrido em agosto de 1945. Os ataques resultaram em centenas de milhares de vítimas e culminaram no fim da Segunda Guerra Mundial.
Programação
Ao longo do mês, haverá programação que inclui palestras e oficinas com o objetivo de envolver a comunidade escolar no tema. Confira:
- Nos dias 12 e 19, acontece a palestra “Sobreviventes de Hiroshima”, com Takashi Morita, Kunihiko Bonkohara e Junko Watanabe, às 10h, no Plenário Vereador Abílio Monte. A entrada é gratuita.
- Nos dias 13, 20 e 25, Hiromi Kamakura (membro da Nibrait Itatiba) ensina a confeccionar origamis em forma de tsurus (ave sagrada japonesa). As oficinas serão realizadas no refeitório da Câmara, às 14h30. Serão disponibilizados 40 lugares por data. Pede-se inscrição prévia pelo e-mail: marivaninascimento@camaraitatiba.sp.gov.br
- No dia 26, Luciane Gomes ministra a palestra “Neta de Hiroshima”, às 19h30, no Plenário Vereador Abílio Monte. A entrada é gratuita.
Serviço
O quê: Exposição “Hiroshima e Nagasaki: Os Limites da Barbárie e as Lições para a Humanidade”, palestras e oficina de origami.
Quando: abertura: 10/09, às 18h; a mostra seguirá até 27/09, das 9h às 17h
Onde: Espaço Dito Pinhá, na Câmara Municipal de Itatiba – Rua Benedicto José Constantino, 100, Engenho
Aberta ao público