O Teatro Ralino Zambotto foi denominado pela lei 3.928/2006. O espaço é utilizado para eventos artísticos e culturais, de interesse público e abertos à população em geral. Além disso, é utilizado para sessões solenes da Câmara Municipal. O Teatro acomoda, confortavelmente, 469 pessoas e possui palco, auditório inclinado, camarim, mezanino, cabine de imagem, som e iluminação.

Em 2007, o então presidente da Câmara, vereador Erik Carbonari, entregou o Palácio 1º de Novembro, nova sede do Legislativo. Anexo ao prédio da Câmara, foi construído o Teatro Ralino Zambotto, um projeto ousado e que presta um serviço de qualidade à população itatibense, estimulando as atividades culturais e artísticas.

Além do Teatro, a Câmara possui o Plenário Vereador Abílio Monte, onde são realizadas as sessões do Legislativo. O atual espaço foi reinaugurado em novembro de 2016, após passar por obras de ampliação, contando agora com capacidade para 200 pessoas. O Plenário também possui cabine de imagem e som.

Quem Foi Ralino Zambotto?

Nascido em 1890, Ralino Zambotto foi um importante personagem da história da cidade. Teve destacada atuação na vida cultural e no jornalismo de Itatiba, sendo reconhecido em vida pela sua grande contribuição às artes. No teatro, participou ativamente com o desenvolvimento e direção de peças. Era também um militante na imprensa local. Ralino era bastante estimado e respeitado pela comunidade itatibense, sendo merecedor da homenagem que lhe foi dada pela denominação do teatro municipal.

Deixe uma resposta