Exposições

ESPAÇO VEREADOR BENEDITO CAMPOS PUPO – “DITO PINHÁ”

A Câmara Municipal de Itatiba dispõe do Espaço Vereador Benedito Campos Pupo – “Dito Pinhá” para realização de exposições temporárias artísticas e históricas, com o objetivo de promover e difundir as diversas manifestações das artes visuais, estimular a criatividade e contribuir para a formação da cultura do cidadão.

As exposições acontecem no Espaço Vereador Benedito Campos Pupo – “Dito Pinhá”, no prédio da Câmara, localizado na rua Benedicto José Constantino, nº 100, Engenho, na cidade de Itatiba/SP, e são abertas ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

QUEM PODE PARTICIPAR

Poderão se cadastrar para fazer uso do espaço qualquer pessoa física maior de 18 anos e menor desde que acompanhado por um representante legal.

MATERIAIS ACEITOS

Serão aceitos projetos expositivos em diversas áreas dentro das artes visuais, que incluem pinturas, fotografias, esculturas, gravuras, desenhos, obras em papel, colagens, entre outros. Outros tipos de materiais e objetos ficam à critério da equipe de curadoria da Câmara.

OBSERVAÇÃO: Não serão permitidas intervenções em paredes, suportes, pisos ou instalações no espaço expositivo. Quaisquer danos causados ao espaço são de total responsabilidade do proponente.

CADASTRO

Pessoas interessadas em expor deverão enviar suas propostas de exposição com os demais dados e documentos aqui listados para o e-mail imprensa@camaraitatiba.sp.gov.br:

  1. Nome completo;
  2. Telefone para contato;
  3. Quais tipos de artes/trabalhos realiza;
  4. Técnicas utilizadas;
  5. Fotos gerais das obras (se houver);
  6. Título e texto descritivo da exposição;
  7. Disponibilidade (mês).

Uma vez selecionada e definida a data da exposição, o proponente deverá fornecer ainda:

  1. Termo de responsabilidade assinado (clique aqui para baixar o Termo);
  2. Fotos de todas as obras com as seguintes identificações individuais: título (se houver), dimensões, técnica e demais informações que se fizerem necessárias;
  3. Foto colorida de boa qualidade (300dpi) de alguma obra para ser utilizada na confecção das peças de divulgação;
  4. Breve currículo/biografia de todos os artistas participantes;
  5. Em caso de mostras coletivas, deverá ser enviado o nome do artista que representará o grupo durante a seleção.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas a partir do dia 20 de março de 2023.

SELEÇÃO

As propostas enviadas serão analisadas por uma Comissão Curadora para verificar a viabilidade dos trabalhos e os proponentes serão comunicados individualmente por e-mail com instruções e prazos a cumprir.

PERÍODO DE EXPOSIÇÃO

As exposições selecionadas serão agendadas de acordo com a disponibilidade do Espaço Dito Pinhá e poderão permanecer por, no máximo, 30 dias, sendo abertas ao público para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

RESPONSABILIDADES

Da Câmara:

  1. Realizar o cadastramento dos artistas e cumprir os prazos aqui contidos;
  2. Ceder ao proponente o espaço expositivo durante o período determinado e fornecer cópia da planta baixa com as medidas do local, além de permitir o uso dos painéis e cavaletes existentes na Câmara e que estão descritos mais adiante;
  3. Divulgar a mostra por meios digitais através do site oficial da Câmara, Facebook e Instagram;
  4. Criação e impressão de cartaz A3 para ser exposto durante o período da mostra, contendo texto da exposição e imagem da obra e/ou proponente;
  5. A Câmara NÃO se responsabiliza por eventuais furtos ou danos às obras durante o período de permanência da exposição.

Do Artista:

  1. Fornecer imagens, currículo/biografia e demais informações sobre a exposição para confecção do cartaz e convite digital por parte da Câmara;
  2. Transporte das obras, montagem e desmontagem da exposição, respeitando os dias e horários estipulados pela Câmara;
  3. Fica à critério do artista oferecer um coquetel de abertura da exposição e arcar com esses custos;
  4. Estar presente no momento da montagem, abertura e desmontagem da exposição ou designar previamente um representante.

DISPOSIÇÕES GERAIS

  1. O cadastro implica na aceitação dos termos aqui descritos;
  2. Eventuais alterações no projeto apresentado e selecionado estarão sujeitas à análise e aprovação da Comissão Curadora;
  3. A Câmara não prevê repasse de recursos financeiros para a realização das exposições selecionadas. Quaisquer custos relacionados à mostra são de total responsabilidade do artista;
  4. É de responsabilidade do artista a observância e regularização de toda e qualquer questão referente a direitos autorais e afins;
  5. Não será permitido qualquer tipo de comercialização e publicidade nos espaços da Câmara e nos conteúdos relacionados à exposição. Também não é permitida a cobrança de ingressos e taxas de inscrição para a realização dos projetos selecionados;
  6. As obras não retiradas no período previsto no cronograma serão encaminhadas ao depósito, sem garantia das condições de armazenamento que assegurem sua integridade física.

ESPAÇO E ESTRUTURA

O Espaço Dito Pinhá possui cerca de 50m2 de área livre para que o artista monte sua exposição da maneira que preferir (Fig. 1).

Fig. 1

A Câmara também conta com dez painéis de madeira com possibilidade de uso de ambos os lados (Fig. 2) e 12 cavaletes de acrílico (Fig. 3), além de um suporte de madeira com cobertura de acrílico (Fig. 4) que podem ser utilizados pelos expositores.

OBSERVAÇÃO: Os artistas que quiserem trazer suportes próprios podem fazer isso mediante autorização da Câmara e o transporte, manuseio, montagem e desmontagem são de total responsabilidade do proponente. A Câmara não se responsabiliza por eventuais danos a essas peças.

Fig. 2
Figs. 3 e 4