Primeira exposição do ano na Câmara aborda o tema do daltonismo

A mostra ficará aberta ao público durante todo o mês de maio

A partir de 07 de maio (terça-feira) às 16h, a Câmara Municipal de Itatiba receberá uma nova exposição cultural intitulada “As Cores do Meu Olhar”, apresentando o trabalho do artista Rafael Costa.

Com uma variedade de temas e técnicas, as telas de Rafael desafiam as convenções tradicionais da arte. Os visitantes são convidados a contemplar a criatividade que surge das limitações humanas e a reconsiderar o significado das cores ao serem vistas através da perspectiva única de um daltônico.

Sobre o Artista

Rafael Costa é um artista que desde a infância mostrou interesse tanto pela arte quanto pela ciência. Durante sua graduação em Biologia, a paixão pelas artes visuais começou a se intensificar, influenciada por um professor que também ensinava arte na faculdade.

Embora não tenha seguido um curso formal de desenho e pintura, Rafael manteve contato com diversos artistas locais, o que lhe proporcionou aprendizado contínuo ao longo do tempo. Rapidamente, começou a receber encomendas para desenhos e pinturas, expandindo suas habilidades para a pintura em tela em 2018, principalmente com técnicas a óleo.

Apesar do desafio do daltonismo, Rafael encontrou uma maneira única de expressar sua arte, usando sua perspectiva singular das cores em suas obras. Além de suas realizações nas artes visuais, Rafael também desenvolveu habilidades musicais desde a adolescência, tornando-se proficiente em vários instrumentos, sendo reconhecido especialmente pelo seu talento no banjo.

A arte continua a ser uma parte essencial da vida do artista, representando uma síntese de sua criatividade e paixões.

Cadastro de Artistas

No início de 2023, a Câmara Municipal de Itatiba lançou um cadastro para artistas interessados em realizar exposições artísticas no Espaço Vereador Benedito Campos Pupo ‘Dito Pinhá’. O objetivo é planejar um calendário de mostras mensais ao longo do ano. Saiba mais sobre como expor trabalhos artísticos na Câmara acessando: https://camaraitatiba.sp.gov.br/exposicoes/.

– O quê: Exposição “As cores do meu olhar”, de Rafael Costa.

– Quando: Abertura na terça-feira (07/05), às 16h; a mostra estará em exibição até o final do mês, das 9h às 17h.

– Onde: Espaço Vereador Benedito Campos Pupo – ‘Dito Pinhá,’ na Câmara Municipal de Itatiba – Rua Benedicto José Constantino, 100, Engenho.