Um espaço moderno, totalmente adequado e adaptado para o futuro. Um local que, além de abrigar a atual sede do legislativo municipal, é um marco no acesso à cultura, lazer, educação e às artes em nossa cidade. Um espaço público com a qualidade que o povo itatibense merece.

Elaborada pelo arquiteto itatibense José Augusto da Silveira Franco, a construção do Palácio 1º de Novembro respeita as leis de acessibilidade, garantindo que todos os munícipes possam circular com autonomia pela Câmara e exercer os direitos de cidadãos. Além disso, possui como característica marcante a visão ampla e transparente dos ambientes.

O prédio da Câmara foi construído em um terreno de localização privilegiada (Avenida Benedicto José Constantino, esquina com Rua Romeu Augusto Rela). Com fácil acesso a partir de todos os pontos da cidade, colabora, assim, com a integração dos moradores de diversos bairros e núcleos residenciais, em uma região que passa por um intenso crescimento populacional.

A Câmara Municipal denomina-se Palácio 1º de Novembro, por meio da lei nº.3.929 (de 08/11/2006), de autoria do vereador Edvaldo Húngaro. Conta com uma ampla Praça Cívica, denominada Praça Juliana Alexandre, pela lei nº.3.929 (de 08/11/2006), de autoria do vereador Sidney Ferreira, destinada aos eventos realizados ao ar livre. Possui o Plenário, denominado Vereador Abílio Monte, pela  lei nº.3.933 (de 16/11/2006) de autoria dos vereadores Alfredo Ordine e Roberto Penteado. O espaço tem capacidade para 200 pessoas e, além de ser utilizado pelo Legislativo, é ideal para a realização de conferências, palestras, cursos, reuniões de associações de bairros e de entidades.

Ainda no piso intermediário, há um amplo saguão, com 220 metros quadrados, denominado Espaço Vereador Benedito Campos Pupo – Dito Pinhá, pela lei nº.3.936 (de 24/11/2006), de autoria do vereador Ailton Fumachi. É ideal para a realização de exposições, recepções, vernissages, lançamentos de livros etc.

O terceiro piso tem como característica principal a facilidade de adaptação da área conforme as necessidades de espaço e função do Legislativo. Nele estão localizados os gabinetes dos vereadores, o gabinete da Presidência, assessorias legislativas e a biblioteca – denominada Biblioteca José Angelo Gori, por meio da lei nº. 3.928 (de 08/11/2006), de autoria do vereador Alfredo Ordine.