A 1ª Sessão do Parlamento Jovem de Itatiba diploma 24 jovens estudantes como parlamentares

0
486

Evento contou com a presença de autoridades locais e regionais, além do corpo diretivo de escolas do município

Na noite desta segunda-feira (31), ocorreu a Sessão Solene de Posse, Eleição da Mesa Diretora e Sessão Ordinária da 1ª edição do Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Itatiba. O evento foi realizado no Teatro Ralino Zambotto e contou com a presença de 24 parlamentares, eleitos presidentes dos grêmios de suas escolas.

Diversas autoridades locais e regionais estiveram presentes, incluindo o presidente da Câmara, David Bueno; os vereadores desta Casa de Leis; o prefeito Thomás Capeletto; o prefeito de Louveira, Estanislau Steck; a Secretária de Educação, Sueli Tuon; vereadores de Morungaba; bem como diretoras, coordenadoras, tutores e professores das escolas participantes do Parlamento.

Parlamento Jovem

Idealizado pelo vereador presidente David Bueno, o decreto legislativo 01/2023 foi implementado na Câmara neste ano, proporcionando aos alunos da rede municipal de ensino uma imersão no processo democrático e a oportunidade de exercerem o mandato de jovens vereadores.Esse programa tem como objetivo permitir que os jovens vivenciem a dinâmica do processo legislativo e compreendam o papel do poder municipal, enriquecendo, assim, o seu entendimento sobre a democracia e a participação cidadã.

“Eles vão entrar para história, e para mim é uma honra”, disse o presidente David Bueno, que na ocasião discursou aos jovens e ao público presente. “Para mim é um orgulho poder criar o Parlamento Jovem aqui, trazer esses jovens para a Câmara Municipal e ver alguns deles futuramente sendo candidatos a vereador, prefeito, deputados, governador e até presidente”. E concluiu dizendo: “Desde o começo do nosso mandato como presidente esse projeto é visado e veio nesse caminho de poder trazer visibilidade ao trabalho dos vereadores e mostrar aos jovens como eles podem participam efetivamente na solução dos problemas que afetam a população”, disse David.

O prefeito Thomás Capeletto também falou ao público. “A partir do momento em que essas crianças jovens estão aqui estudando um pouco sobre a maneira como funciona a política, a gente caminha rumo a um país mais politizado”. E reforçou, ainda: “Eu fico muito feliz de ver um Parlamento Jovem repleto de meninas, torço para que vocês venham, sim, para a política, para que vocês queiram um dia serem vereadoras, prefeitas, para desenvolver a cidade, vê-la crescer e colocar os seus sonhos em prática aqui”.

Discursou também, na Sessão Solene, o prefeito de Louveira, Estanislau Steck: “Temos que fomentar e estimular a cidadania desde cedo. O dia que as pessoas forem mais cidadãs, as cidades melhoram, a comunidade melhora”. E finalizou parabenizando o projeto e os parlamentares: “Quem sabe aqui não seja embrião de muitos políticos honestos e trabalhadores para o nosso país, que é o que a gente precisa”.

A gestora municipal de educação, Sueli Tuon, deixou seus cumprimentos aos jovens. “Temos que dar voz às nossas crianças e adolescentes e tentar fazer o melhor por vocês. Deixo meus parabéns a todos os alunos aqui por tudo aquilo que vocês pesquisaram e viram dentro do bairro e das escolas, mostrando a necessidade de melhorias.” E completou: “Desejo a todos vocês sucesso nessa nova empreitada e até novembro, para que a gente converse mais um pouco e saiba se aquilo que vocês pediram foi concretizado”.

Quem também fez uso da palavra foi a vereadora Luciana Bernardo. “É uma emoção enorme ver a juventude aqui hoje, mas a democracia ainda precisa ampliar suas vozes, dando espaço para mulheres, pessoas pretas, LGBT, povos originários e PCDs. Hoje, aqui, com muito orgulho, vejo uma mesa de mulheres, é um sonho realizado, mostrando que a política não é lugar apenas para homens”.  

Diplomação dos Parlamentares

A diplomação dos parlamentares é um ato formal e solene que marca o reconhecimento oficial e a habilitação dos eleitos para assumirem seus cargos legislativos.

Na ocasião, os 24 jovens, eleitos presidentes de grêmios de suas escolas, receberam o certificado oficial das mãos das autoridades presentes e o botton de seus familiares. Logo em seguida, tomaram os lugares para o início da formação da Mesa Diretora.

Eleição da Mesa Diretora

A formação da Mesa Diretora é um processo essencial em órgãos legislativos, como Câmaras Municipais, Assembleias Estaduais e o Congresso Nacional. A Mesa Diretora é responsável por coordenar os trabalhos legislativos, administrativos e disciplinares da instituição, sendo composta por um grupo de parlamentares eleitos pelos próprios membros do órgão legislativo.

Dirigida pelo presidente David Bueno, os jovens parlamentares realizaram a votação da mesa, dirigindo-se um a um até a tribuna para declararem seu voto. Após a apuração dos votos, a Mesa Diretora do primeiro Parlamento Jovem da Câmara fica composta da seguinte forma:

– Presidente: Laura Gimenez de Moraes

– Vice-Presidente: Maynara Rosa Silva

– 1º Secretária: Tayna Gabrieli Tito de Souza

– 2º Secretária: Giovana Borges Garcia

Primeira Sessão Ordinária

Após a diplomação e eleição da Mesa Diretora, os jovens realizaram a 1º Sessão Ordinária do Parlamento. Em Expediente, foram apresentados 22 requerimentos e 41 indicações. As proposituras solicitam, em sua maioria, melhorias nas escolas e bairros onde vivem os parlamentares. Alguns requerimentos, como o que pede a reforma do muro da Emeb Professora Angela Lygia Parodi Scavone, gerou discussão entre os estudantes. Todas as proposituras foram aprovadas por unanimidade de votos.

A próxima Sessão Ordinária dos jovens parlamentares está agendada para o dia 7 de novembro, às 19h, no Teatro Ralino Zambotto. Esta será mais uma oportunidade para acompanhar os trabalhos dos estudantes e conhecer suas propostas e ideias em prol da comunidade.

A Sessão Solene do Parlamento Jovem foi transmitida, ao vivo, pelo canal da ITV, e pelas redes sociais da Câmara no Facebook e YouTube: (https://www.youtube.com/@camaraitatiba) (https://fb.watch/m8Zya3JPHL/)

Confira a lista dos parlamentares jovens empossados no Parlamento de 2023:

Ana Laura Montico Berdusco

Beatriz Ribeiro da Silva

Clara Spadari Bento

Daniel Augusto de Morais Silva

Elane Miranda Santos

Gabriely Eufrosino Barbieri

Giovanna Aparecida Barcaro

Giovanna Borges Garcia

Hailton Ferreira Filho

Larissa Reis Ramos

Laura Gimenez de Moraes

Letícia Barbosa Rocha

Lucas Pietro Prezotto

Luiza Moreira Lopes

Mayla Kemilly da Silva Macêdo

Maynara Rosa Silva

Rafaella Farias de Lima Silva

Pedro Henrique da Silva Alves

Peterson Viana Mangueira

Raissa Ricarte Dias

Sofia Wenzel Silva

Sophia Barbosa Giovaneli

Tayna Gabrieli Tito de Souza

Tiago Santos de Jesus Silva