Exposição retrata a perspectiva feminina na luta contra o câncer

0
2233

Mostra ficará disponível para visitação de 8 a 31 de março na Câmara Municipal de Itatiba

Uma forma de homenagear as mulheres que lutam contra o câncer. É esse o objetivo da mostra itinerante “20 mulheres… 20 fotógrafos e uma causa”, que estará aberta ao público, a partir do dia 8 de março, no Espaço Dito Pinhá, da Câmara Municipal de Itatiba. A exposição tem a participação de cinco itatibenses fotografadas e integra as comemorações do Dia Internacional da Mulher, além do aniversário de 60 anos da Rede de Combate ao Câncer de Itatiba.

O evento faz parte, ainda, da Virada Feminina, dedicada à voz da mulher em diferentes áreas, como cultura, saúde, política e economia, promovida pela Libra – Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil e pela Coordenação de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo, com apoio do DEM Mulher e da Câmara Municipal de Itatiba.

A mostra retrata mulheres que vivenciaram o medo e a dor do diagnóstico, as consequências físicas e emocionais do tratamento e a forma como conduziram os seus pensamentos e atitudes para superar cada uma das fases da doença. O objetivo é ser um alerta preventivo ao câncer e um estímulo à superação para as mulheres em tratamento. No período em que as fotos estarão expostas, voluntárias da Rede se revezarão no saguão da Câmara para explicar aos presentes sobre a exposição, como também um pouco da história da instituição.

“Convidamos 20 mulheres que vivem ou viveram o câncer para serem fotografadas. E elas, corajosamente, aceitaram o desafio. Como guerreiras, se dispuseram de corpo e alma para o nosso propósito. Convidamos também 20 fotógrafos, cada um com o seu olhar, para desvendar essas mulheres. E o resultado foi incrível. Eles captaram a beleza, a delicadeza, a essência e a força de cada uma delas”, afirmou Marta Pegorelli, idealizadora e curadora da mostra.

20 mulheres… 20 fotógrafos e uma causa

A exposição já passou por diversos locais desde 2015. Em Campinas, esteve no Shopping Iguatemi e CAISM – Hospital da Mulher da Unicamp; em Espírito Santo do Pinhal, na Galeria Vila do Poeta; e em São Paulo, nas estações Sé e Clínicas do metrô. Durante a sessão de fotos, foram gravados vídeos que deram origem ao making of do evento, disponível no Youtube.

Fotógrafos participantes: Cacá Dominiquini, Carlos Bassan, Daniel Gallo, Denise Maher, Fernando Petermann, Fernando Riguetto, Gil Caldas, Guilherme Pontes, Helena Marc, Isabela Senatore, João Ricca, Juan Carabetta, Kaká Pillat, Letícia Rebesquini, Luiz Aguirre, Marcus Steinmeyer, Rafael Cruz, Ricardo Lima, Silvia Mello e Touché.

Itatibenses fotografadas: Lívia Ceccon de Oliveira, Márcia Lisandra Bertoni, Marília Ordine Flaibam, Taisi Baisi e Tatiana Consoline Naufal.

Aniversário da Rede

A exposição também abre as comemorações dos 60 anos da Rede de Voluntárias de Combate ao Câncer de Itatiba. Estão previstas várias atividades ao longo do ano e, especialmente no mês de março, haverá bingo no Itatiba Esporte Clube, dia 15, às 14h, e missa na Basílica de Nossa Senhora do Belém, no dia 18, às 19h.

Fundada em 19 de março de 1957, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Itatiba, filiada à Fundação Antônio Prudente, em São Paulo, era formada por dedicadas voluntárias da cidade. Em 1995, a associação passou a denominar-se Rede de Voluntárias de Combate ao Câncer de Itatiba, com estatuto próprio e, no ano de 1999, passou a atender em sede social própria, no Jardim Vitória.

A associação cumpre, até hoje, os mesmos ideais e objetivos de sua fundação: atendimento e tratamento, por meio de medicamentos apropriados e específicos, a pessoas carentes portadores de câncer de Itatiba. A Rede atende, em média, 150 pacientes por mês, contando com o envolvimento e a participação de toda a comunidade nessa causa.

Serviço

O quê: Mostra itinerante “20 mulheres… 20 fotógrafos e uma causa”

Quando: 8 a 31/03, das 9h às 17h. Haverá visita guiada com voluntárias da Rede, de segunda à sexta (exceto quarta-feira), das 15h às 17h, a ser agendada pelo telefone (11) 4524-9694  

Onde: Espaço Dito Pinhá, na Câmara Municipal de Itatiba – Rua Romeu Augusto Rela, 1100, Engenho

Aberta ao público