Idealizada por Eduardo Srur, a mostra combina arte e ecologia
Foi aberta nesta segunda-feira (02), na Câmara Municipal, a exposição “Natureza Plástica”, idealizada pelo artista Eduardo Srur. A mostra é resultado de um projeto desenvolvido com alunos da rede municipal de ensino.
O projeto “Natureza Plástica” tem o objetivo de levar arte e consciência ambiental para as escolas públicas, integrando conhecimentos de história da arte e ecologia por meio de palestras e oficinas. “A proposta é ensinar às crianças que todo mundo pode ser um pouco artista”, explicou Eduardo. A iniciativa já alcançou 4 mil estudantes da capital paulista somente neste ano e, em Itatiba, teve a participação de 400 alunos do Ensino Fundamental da EMEB Professora Eliete Aparecida Sanfins Fusussi.
Fotos: Augusto Schiosi/CMI
O acervo da exposição é composto por esculturas e quadros produzidos pelos participantes do programa, além de criações de Eduardo Srur. Os trabalhos são inspirados em obras de Tarsila do Amaral, ícone do modernismo brasileiro, e utilizam resíduos plásticos como principal matéria-prima. “Tudo aquilo que a gente descarta, que a gente não dá valor, pode virar arte”, finalizou Srur.
A exposição “Natureza Plástica” ficará aberta para visitação até o dia 13 de dezembro.
Fotos: Augusto Schiosi/CMI
Sobre o artista
Artista independente, Eduardo Srur iniciou sua carreira como pintor na década de 1990. Já no início dos anos 2000, passou a utilizar espaços públicos para desenvolver instalações com diferentes linguagens visuais, abrindo caminho para a produção experimental de intervenções urbanas.
As obras de Eduardo se utilizam do espaço público para chamar a atenção para questões ambientais e para o cotidiano nas metrópoles, sempre com o objetivo de ampliar a presença da arte na sociedade e aproximá-la da vida das pessoas.