Quatro projetos foram aprovados em Sessão pós-Carnaval

0
598

A reunião aconteceu nesta quinta-feira (15), no Teatro Ralino Zambotto

A Câmara Municipal de Itatiba realizou, nesta quinta-feira (15), sua 140ª Sessão Ordinária. Em Plenário, os vereadores apreciaram quatro projetos; dois deles compuseram a Ordem do Dia pela primeira vez. Confira os resultados:

Primeiro turno

Campanha Setembro Verde

Estreando na Ordem do Dia estava o PL 86/2023, de autoria dos vereadores Dr. Ulisses (PSD) e Paulo Bozzi (Cidadania). A matéria propõe a inclusão do “Setembro Verde” – campanha de prevenção e combate do câncer colorretal – no calendário oficial de eventos de Itatiba. Destacando a relevância do câncer colorretal, busca conscientizar a população sobre prevenção e diagnóstico precoce, com foco em ações educativas e informativas.

O texto alerta para dados preocupantes sobre a doença, ressaltando a importância do exame de colonoscopia e destacando fatores de risco. Propõe atividades coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde durante setembro, em parceria com entidades e instituições de saúde, visando sensibilizar e promover a prevenção ao câncer colorretal.

Campanha Maio Amarelo

Ainda em primeira discussão, foi apresentado o PL 45/2023. De autoria do vereador Juninho Parodi (Avante), a matéria propõe a instituição da Campanha Maio Amarelo no âmbito do município. A campanha é dedicada à conscientização e à educação em defesa da vida e segurança no trânsito.

A iniciativa busca reduzir acidentes por meio de ações informativas e educativas, promovendo uma coordenação entre o poder público e a sociedade civil. O projeto, anualmente realizado durante o mês de maio, propõe atividades e campanhas que promovam a conscientização, prevenção de acidentes e a importância de uma conduta lícita, respeitosa e prudente no trânsito.

Resultados do primeiro turno

Todos os projetos apreciados em primeiro turno foram aprovados e retornam na próxima Sessão para apreciação em segunda discussão e votação.

Segundo turno

Projeto “Semana da Conscientização da Internet Segura”

Em segunda discussão e votação, retornou o PL 83/2023, proposto pelo vereador José Roberto Feitosa (União Brasil). O projeto visa instituir a “Semana de Conscientização da Internet Segura” nas escolas municipais de Itatiba, alinhada ao Dia Internacional da Internet Segura, na segunda semana de fevereiro.

Com foco em crianças e jovens, a matéria busca abordar temas pertinentes ao ambiente virtual por meio de conversas e palestras, reconhecendo os riscos associados à navegação online, como bullying, exposição de dados pessoais, fraudes, fake news, assédio virtual e outros perigos.

Projeto “Cinema no Bairro”

Em pauta, tramitou também o PL 93/2023, de autoria dos vereadores Duguaca (Cidadania) e David Bueno (Solidariedade). A matéria propõe a criação de um programa que oferecerá projeções gratuitas de filmes e documentários à população local, prioritariamente em locais públicos como praças e parques.

O projeto visa recuperar a acessibilidade do cinema como arte popular, enfatizando o papel do lazer no desenvolvimento saudável e na promoção de interações sociais em espaços públicos. Além disso, a proposta inclui a exibição gratuita de filmes dublados, com classificação livre, que será divulgada previamente. Permite, ainda, parcerias entre o Poder Executivo, ONGs e empresas para incentivar o programa.

Resultados segundo turno

Todos os projetos apreciados em segundo turno de discussão e votação foram aprovados e seguem, agora, para sanção do Executivo.

Troca de cadeira

Ontem marcou o encerramento do mandato do vereador Roberto Penteado (PSD). A partir da próxima semana, o vereador Hiroshi Bando (PSD) reassumirá a cadeira.

Expediente

Durante o horário destinado à apreciação de proposituras, os vereadores aprovaram, ainda, requerimentos direcionados a diversos órgãos e autoridades (04 a 15; 18; 20 a 26; e 29 a 31/2024): Prefeitura; TCI; Ilumina Itatiba; CPFL; Vivo Telefonia; Suma do Brasil; Loteamento “Quinta Dos Bons Ventos”; Anatel; Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Natália Resende; Superintendente de Agricultura e Pecuária em São Paulo, Guilherme Campos; e Deputado Federal, Gilberto Nascimento. Também receberam encaminhamento indicações à Municipalidade (258 a 327/2024). Por fim, foi aprovada uma moção (10/2024). As proposituras podem ser conferidas no link da Sessão Ordinária: www.camaraitatiba.sp.gov.br/sessoes.