Sessão Solene do Parlamento Jovem de Itatiba diploma 23 jovens estudantes e elege a Mesa Diretora

Evento contou com a presença de autoridades locais e regionais, além do corpo diretivo de escolas do município

Na noite desta quinta-feira (13), ocorreu a Sessão Solene de Posse e Eleição da Mesa Diretora da 2ª edição do Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Itatiba. O evento foi realizado no Teatro Ralino Zambotto e contou com a presença de 23 parlamentares, eleitos presidentes dos grêmios de suas escolas.

Diversas autoridades locais e regionais estiveram presentes, incluindo o presidente da Câmara, David Bueno; os vereadores desta Casa de Leis; a secretária adjunta de Educação, Rosangela Lima; o coordenador da Juventude da Secretaria do Estado de São Paulo, Juliano Borges; bem como diretoras, coordenadoras, tutores e professores das escolas participantes do Parlamento.

Parlamento Jovem

Idealizado pelo vereador presidente David Bueno, o Decreto Legislativo 01/2023 foi implementado na Câmara neste ano, proporcionando aos alunos da rede municipal de ensino uma imersão no processo democrático e a oportunidade de exercerem o mandato de jovens vereadores. Esse programa tem como objetivo permitir que os jovens vivenciem a dinâmica do processo legislativo e compreendam o papel do poder municipal, enriquecendo, assim, o seu entendimento sobre a democracia e a participação cidadã.

O presidente David Bueno discursou aos jovens e ao público presente. “É sempre uma honra para mim receber vocês aqui e participar deste evento. Agradeço a todos que tratam o Parlamento com tanto carinho dentro das escolas. Fico extremamente feliz por poder trazer os jovens para dentro do nosso ambiente legislativo e mostrar a todos vocês que podem, sim, gostar de política e, através dela, perceber que podem fazer a diferença no ambiente em que vivem. Parabéns a todos por estarem aqui nesta noite”, disse David.

Discursou também, na Sessão Solene, o coordenador da Juventude da Secretaria do Estado de São Paulo, Juliano Borges: “Eu fico muito honrado por estar aqui acompanhando de perto esse trabalho realizado com os jovens. Juntos, podemos promover uma parceria através do governo e do Programa Parlamento Jovem, com realizações dentro e fora das escolas. Esse trabalho feito através da nossa juventude vai contribuir muito para o desenvolvimento de bons cidadãos preocupados com a nossa comunidade. Esses jovens vereadores, sem dúvida, mudarão a vida de muita gente”, finalizou o coordenador.

A secretária adjunta de Educação, Rosangela Lima, deixou seus cumprimentos aos jovens. “Quero parabenizar a todos que estão aqui. Tenho certeza de que esses jovens levarão essa experiência para o resto de suas vidas.”

Diplomação dos Parlamentares

A diplomação dos parlamentares é um ato formal e solene que marca o reconhecimento oficial e a habilitação dos eleitos para assumirem seus cargos legislativos.

Na ocasião, os 23 jovens, eleitos presidentes de grêmios de suas escolas, receberam o certificado oficial das mãos das autoridades presentes e o bottom de seus familiares. Logo em seguida, tomaram os lugares para o início da formação da Mesa Diretora.

Eleição da Mesa Diretora

A formação da Mesa Diretora é um processo essencial em órgãos legislativos, como Câmaras Municipais, Assembleias Estaduais e o Congresso Nacional. A Mesa Diretora é responsável por coordenar os trabalhos legislativos, administrativos e disciplinares da instituição, sendo composta por um grupo de parlamentares eleitos pelos próprios membros do órgão legislativo.

Dirigida pelo presidente David Bueno, os jovens parlamentares realizaram a votação da mesa, dirigindo-se um a um até a tribuna para declararem seu voto. Após a apuração dos votos, a Mesa Diretora do segundo Parlamento Jovem da Câmara fica composta da seguinte forma:

PresidenteDaniel Augusto de Morais Silva
Vice-PresidenteEmylle Vittoria de Souza Galvão
1ª SecretáriaMaria Beatriz Eufrosino Barbieri
2ª SecretáriaGiovanna Aparecida Barcaro

A 1ª Sessão Ordinária dos jovens parlamentares está agendada para o dia 1 de agosto, às 19h, no Teatro Ralino Zambotto. Esta será mais uma oportunidade para acompanhar os trabalhos dos estudantes e conhecer suas propostas e ideias em prol da comunidade.

A Sessão Solene do Parlamento Jovem foi transmitida, ao vivo, pelo canal da ITV, e pelas redes sociais da Câmara no Facebook e YouTube: https://www.youtube.com/live/7ndfT1u_JAE?si=Rd2Gq2TpXT-vtG3-

Confira a lista dos parlamentares jovens empossados no Parlamento de 2024:

Ana Clara Estegue Gomes

Ana Clara Ribeiro da Silva