Sessão Solene em homenagem às mães é realizada na Câmara

0
109

A Extremada Mãe de 2024 é a Sra.Benedita Geralda da Silva

A Sessão Solene Extremada Mãe do Ano foi realizada na noite desta quinta-feira (09) pela Câmara Municipal de Itatiba. No Plenário Vereador Abílio Monte, foi entregue a honraria nesta edição à sra. Benedita Geralda da Silva.

A homenageada foi escolhida pela comissão composta por Hiroshi Bando (PSD), Leila Bedani (PSD) e Junior Cecon (Republicanos). Estiveram presentes no evento o presidente desta Casa de Leis, David Bueno (Solidariedade); o prefeito municipal, Thomás Capeletto; os vereadores Leila Bedani (PSD), Hiroshi Bando (PSD), Júnior Cecon (Republicanos) e Willian Soares (Solidariedade); além dos familiares e convidados da sra. Benedita Geralda da Silva.

Na ocasião, a vereadora Leila Bedani, que também é mãe, contou a história da homenageada aos presentes. Das mãos dos demais edis e também do prefeito Thomás, Benedita recebeu uma láurea, mimos e flores, como símbolo de gratidão à sua dedicação e empenho na criação de sua família.

“Eu posso imaginar a felicidade e alegria dos filhos, dos netos e dos bisnetos hoje ao ver a homenageada, Dona Benedita, representando todas as mães itatibenses. Dona Benedita é uma vitoriosa, pois criar 10 filhos, antigamente, com pouca infraestrutura, não era uma tarefa fácil e Dona Benedita conseguiu isso com sabedoria. Que a senhora tenha muita saúde para continuar vendo sua família crescer”, discursou o prefeito Thomás.

Filho da condecorada da noite, José Roberto, falou sobre a mãe: “Em nome de nossa família, queria agradecer a todos pela homenagem à nossa mãe. Temos um orgulho gigante por ela, pois ela conseguiu dar tudo o que precisávamos, sempre trabalhando na plantação de uva, sendo esta a nossa principal fonte de sustento. Foi uma pessoa exemplar para todos nós. Não poderíamos estar mais felizes”, disse.

O presidente da Casa, David Bueno, saudou todas as mães: “Parabéns à Dona Benedita! É muito bom poder homenagear uma pessoa que fez e continua fazendo tanto por todos vocês e por nossa cidade. Um Feliz Dia das Mães neste domingo para todas. Que seja muito especial, e muito obrigado a todas as mães por tudo que fizeram e fazem pelas suas famílias”

A Sessão Solene Extremada Mãe do Ano de 2024 contou, ainda, com apresentação musical do cantor Daniel Gasparini. O evento foi transmitido ao vivo e está disponível nas redes sociais da Câmara Municipal de Itatiba.

Fotos: Augusto Schiosi/CMI

Sobre a homenageada

Benedita Geralda da Silva, mais conhecida como Dona Dita, nasceu em 1940, em Congonhal, no Sul de Minas Gerais. Aos 10 anos, ela e sua família se mudaram para Itatiba, onde começou a trabalhar na Granja Fazenda Paraíso. Foi nesse ambiente que ela conheceu Otávio, seu futuro marido, com quem se casou aos 16 anos.

Dona Dita e Otávio construíram uma família grande e amorosa, com dez filhos. Apesar das dificuldades, o lar que ela criou era sempre cheio de carinho e momentos deliciosos, especialmente com seus bolinhos de chuva e a famosa macarronada aos domingos.

A música sempre foi parte da vida de Dona Dita, que adorava cantar com seus irmãos quando era jovem. Esse amor pela música continuou a fazer parte da tradição familiar, passando de geração em geração.

Quando Dona Dita tinha 45 anos, Otávio faleceu, um momento de grande tristeza para toda a família. Ainda assim, ela manteve todos unidos com sua força e coragem. Hoje, com 83 anos, Dona Dita é uma avó e bisavó muito querida, símbolo de amor, força e perseverança. Ela foi reconhecida como a “Extremada Mãe do Ano de 2024”, um título que reflete seu papel essencial como pilar da família e inspiração para todos ao seu redor. Sua vida é uma história de desafios, conquistas e, acima de tudo, muito amor.

Fotos: Augusto Schiosi/CMI

Título de Extremada Mãe do Ano

Criada por meio da resolução 01/1978, a Extremada Mãe do Ano é uma homenagem especial alusiva ao Dia das Mães. Confira todas as homenageadas com o título:

1979 – Francisca de Castro Camargo

1980 – Madalena Giaretta Benedetti

1981 – Maria Aparecida Campolino Pereira

1982 – Virgínia Polessi Arruda

1983 – Alcina Coutinho Marcondes

1984 – Amália Gomes Gasparotti

1985 – Rita Serafim Barbosa

1986 – Maria de Lourdes Pires Bordin

1987 – Delzira Bueno de Andrade

1988 – Maria de Lourdes Machado Pereira

1989 – Maria Lúcia Zupardo Monteiro

1990 – Neyde Vieira de Almeida Barbosa

1991 – Benedita da Silveira Romanin

1992 – Antonia Prezotto Gava

1993 – Rosária Fusussi Fumachi

1994 – Olímpia Belgini Bedani

1995 – Olga Bergamin Bisetto

1996 – Nair Sanfins Silveira Franco

1997 – Ema Catuzzo de Fávari

1998 – Aracy Masiero Sanfins

1999 – Regina Regagnin Piovani

2000 – Maria Casanova Giaretta

2001 – Luiza Fattori de Camargo

2002 – Elvira Romanin Baptistella

2003 – Leonilda Del Col Penteado

2004 – Maria Tereza Franco de Toledo

2005 – Florentina Vieira – Tica

2006 – Joanna Ragagnin Fumachi – Vó Joanna

2007 – Maria José Chaves Francisco

2008 – Luiza Bartholomeu Pretti

2009 – Lourdes Nunes da Silva Ribeiro

2010 – Leonor Alves Barbosa Amaral

2011 – Maria das Dores Lopes de Souza

2012 – Enédia Ferreira Aldeia

2013 – Irene Lorencini Franciscon

2014 – Izabel de Fávari Zambone

2015 – Maria Nilza Candotta Consoline

2016 – Maria de Lourdes Bredariol Dutra

2017 – Antonia Nardi Costa

2018 – Teresinha Pereira de Souza

2019 – Maria Aparecida Monteiro

2020 – Vera Maria Alvarez Baladi

2021 – Nadir Ribeiro

2022 – Nair Pereira Panacci

2023 – Luzia Gama Coletti

2024 – Benedita Geralda da Silva

Fotos: Augusto Schiosi/CMI