Projeto sobre celebração de religiões de matriz africana é aprovado em primeiro turno

A matéria tramitou em Sessão Ordinária desta quarta-feira (07)


A Câmara Municipal de Itatiba realizou sua 14ª Sessão Ordinária na tarde desta quarta-feira (07). Na Ordem do Dia, um projeto de lei tramitou em primeiro turno.

Confira os resultados dos trabalhos:

Fotos: Comunicação/CMI


Primeiro turno


Celebração anual das Religiões de Matriz Africana

De autoria da vereadora Luciana Bernardo (PDT), foi colocado em discussão pela primeira vez o PL 67/2025, que autoriza o Poder Executivo a instituir, no calendário do município, a Semana Municipal de Comemoração das Religiões de Matriz Africana e Umbanda, a ser realizada entre os dias 21 e 28 de março de cada ano. A matéria institui, ainda, o Dia Municipal de Comemoração das Religiões de Matriz Africana, a ser celebrado anualmente no dia 21 de março.

O projeto visa divulgar a cultura dessas religiões por meio da realização de diversas atividades, incluindo manifestações artísticas e culturais desenvolvidas pelas comunidades religiosas de vertente afrobrasileira, com o objetivo de promover o entendimento de que o respeito a todas as religiões é um dever de cada cidadão.

A proposta foi aprovada por 14 votos favoráveis, com abstenção do vereador Santos (Republicanos), suplente de Willian Soares (Republicanos).

Fotos: Comunicação/CMI


Licença de vereador

Os vereadores aprovaram, ainda, o projeto de resolução 17/2025, que concede licença por motivos de saúde ao vereador Willian Soares (Republicanos), pelo prazo de 15 dias. Em seu lugar, assumiu a cadeira o suplente Carlos José Silveira (Republicanos), conhecido como Santos.

Fotos: Comunicação/CMI


Expediente

No horário destinado à apreciação de proposituras, os vereadores aprovaram indicações à Municipalidade (997 a 1054 e 1056 a 1065/2025). Também foram aprovadas cinco moções (54 a 58/2025). As proposituras podem ser conferidas no link da Sessão Ordinária: http://www.camaraitatiba.sp.gov.br/sessoes.

Fotos: Comunicação/CMI