A Câmara Municipal de Itatiba realizou na noite da última quinta-feira (28), no Teatro Ralino Zambotto, a solenidade de comemoração da emancipação político-administrativa. Na ocasião, foi feita a entrega de títulos de Cidadão Itatibense, Gratidão do Povo Itatibense e Cidadão Benemérito. Compareceram vereadores, secretários municipais, além do prefeito Thomás Capeletto e outras autoridades.
A vereadora Leila Bedani falou sobre o diploma de Gratidão do Povo Itatibense. “Aproveitando a data de mais um aniversario, a Câmara faz o reconhecimento espontâneo ao autor de um benefício que se manifesta principalmente pela preocupação de usar o dom como meio de aprimoramento à nossa vida. São pessoas que fortalecem a sociedade por sua determinação, participação e coragem”.
A respeito do título de Cidadão Itatibense falou a vereadora Luciana Bernardo. “Essa honraria tem um profundo significado e importância. O título expressa a imensa gratidão dos itatibenses ao homenageado por viver em nossa cidade e contribuir para seu desenvolvimento. Simboliza, ainda, o acolhimento gentil que se oferece às pessoas amigas que escolheram Itatiba para morar com suas famílias”.
Cornélio da Farmácia discursou sobre o título de Cidadão Benemérito. “Nesta ocasião prestamos tributo à pessoa que tanto contribui para o progresso de nossa cidade. O homenageado desta noite faz por merecer tais honras pois é indiscutivelmente possuidor de um capital humanístico e altruísta, restando para nós do Legislativo Itatibense afiançar sua virtude e honradez”.
O prefeito Thomás Capeletto também rendeu suas homenagens. “Para nós do Poder Público é uma honra recebermos pessoas ilustres que tanto fizeram pela nossa cidade e reconhecermos seu passado de trabalho e luta. São pessoas que se dedicam prontamente para resolver o problema do próximo”, disse. O chefe do Executivo também lembrou a memória dos entes falecidos em função da Covid-19.
“Esse evento é muito gratificante para essa Casa de Leis, por homenagear em vida o trabalho e parceria dos cidadãos que aqui encontraram um lugar saudável e acolhedor. Os títulos deixam de ser dos vereadores e passam a ser do município de Itatiba. Nosso muito obrigado a todos e contem com esta Casa para o que precisar”, finalizou o presidente da Câmara, Ailton Fumachi.
Títulos
O título de Cidadão Itatibense é entregue a quem tenha prestado relevantes serviços públicos à coletividade de Itatiba. O diploma de Gratidão do Povo Itatibense homenageia à pessoa que, por sua atuação, tenha verdadeiramente proporcionado maior desenvolvimento à cidade. Já o título de Cidadão Benemérito é entregue a cidadãos itatibenses reconhecidos por seus relevantes serviços à coletividade.
Os vereadores aprovaram 39 projetos de decreto legislativo relativos aos títulos. Neste ano, foram agraciados:
Cidadão Itatibense
Alcides Fávaro
Andrei Humel
Ângela Maria de Souza Durigan
Antônio Carlos Nogueira
Carlina Santos
Ciro Franklin Perrella Gonçalves
Daniel Carlos Pereira da Silva
Daniela de Jesus
Fábio Sérgio Carrion
Gabriela Sonia Emília Adelaide Martell Sempere
Giovana Gonçalves dos Santos Nakacima
Joaquim Carlos Palmeira
José Mário de Lara
Marcelo Bussab Joly
Maria do Céu dos Santos
Mário Aparecido Piza Mourão
Nazaré Oliveira Araújo
Neuza Aparecida Gonçalves Cardozo
Patrícia de Castro Marques Sanfins
Ronaldo Silva Nonato
Tarcísio Spirandio
Gratidão do Povo Itatibense
Ailton Baptistela
Alexandre Monclús Romanek
Alfredo José Ordine
Álvaro Affonso de Miranda Neto
Ana Maria da Silva Rezende de Figueiredo
Antônio Carlos Pretti
Douglas Baptistella
Funcionários da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itatiba
Gerson Henrique Lucas
João Batista Pecorari
Lucas Zeponi Dal’Acqua
Luciana Henrique da Silva
Marco Antonio da Fonseca
Nilda Negrão Cabral
Renato Luiz Del Nero
Renato Pereira
Ronald Marani Pereira
Cidadão Benemérito
Mario Lisandro Bertoni