Na última quinta-feira (4), ocorreu a primeira Reunião da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência Física e Doenças Raras. A Frente é composta pelos vereadores: Juninho Parodi (Coordenador), Leila Bedani, Washington Bortolossi, Willian Soares e José Roberto Feitosa. O encontro ocorreu na Sala das Comissões da Câmara Municipal de Itatiba.
Instituída por meio da Resolução nº 8/2021, a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência Física e Doenças Raras tem como objetivo promover discussões e melhorias no cotidiano em prol da pessoa com deficiência e doenças raras, bem como viabilizar a implementação de projetos que possam auxiliar e permitir a inclusão dos mais vulneráveis.
Além disso, propõe um trabalho em parceria com os demais poderes (Executivo e Judiciário) e com a sociedade civil por meio das entidades assistenciais e de pessoas engajadas nessa causa, para unir forças na elaboração de políticas públicas que, de forma efetiva, façam uma verdadeira inclusão dos mais vulneráveis, de forma ampla, racional e justa.
Durante a discussão, foram traçadas as estratégias de atuação da Frente Parlamentar que pautará seus trabalhos em planos de ação, de suporte, de prevenção e orientação. Ainda, foram apresentados dados estatísticos e informações já fornecidas pelas Secretarias de Educação; de Saúde; e da Ação Social, Trabalho e Renda.
Entre as ações já definidas estão a apresentação e envio de convite para a sociedade civil, através das entidades assistenciais e pessoas engajadas na causa, que poderão compor a Frente Parlamentar como apoiadores. Por fim, ainda como pauta da reunião, houve a discussão do Regimento Interno, documento que visa disciplinar a organização, o funcionamento e as atribuições da Frente Parlamentar.
Fonte: Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência Física e Doenças Raras
Foto: Karen Menegheti