Com informações e fotos da Câmara Municipal de Jundiaí
Em sessão extraordinária nesta quinta-feira (24), no Teatro Ralino Zambotto, as 14 comissões temáticas do Parlamento Regional Metropolitano de Jundiaí foram oficializadas. Os presidentes e vice-presidentes de cada comissão foram nomeados pela mesa Diretora do PRMJ, presidida pelo vereador Faouaz Taha, de Jundiaí. Os membros que compõem as comissões também compareceram. A realização é do Parlamento e da Uvesp – União dos Vereadores do Estado de São Paulo.
Ao todo, foram constituídas 14 comissões temáticas que envolvem os vereadores das oito cidades que compõem a Região Metropolitana de Jundiaí (Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Louveira, Cabreúva, Jarinu e Itupeva). As comissões abordam os temas: Educação e Cultura; Saúde; Segurança Pública; Esporte e Lazer; Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda; Planejamento, Meio ambiente e Assuntos Jurídicos; Habitação, Regularização Fundiária e Agricultura; Ação Social, Idoso, Mulher, Criança, Adolescente e Segurança Alimentar; Mobilidade Urbana e Transporte; Saneamento básico, recursos hídricos e infraestrutura; Inclusão social e acessibilidade; Comunicação, Ciência e Tecnologia; Bem-estar e Defesa de Animais Domésticos; Comissão de Turismo e Sustentabilidade.
Participaram da composição da sessão os membros da Mesa Diretora (2º Vice-presidente: Edson Dagmar Grossklauss (Edão) – Campo Limpo Paulista; 3ª Vice-presidente: Cícera Rodrigues Alves Zanata – Itupeva; 4º Vice-presidente: Fátima Barbosa – Cabreúva; Secretário Geral: Antônio Carlos Albino – Jundiaí; 1ª Secretária: Simone Gerez – Jarinu; 2º Secretário: Gilberto Donizete de Morais – Várzea Paulista) e os membros das comissões que foram formadas por solicitação espontânea dos interessados. As comissões poderão ter atuação interdisciplinar e devem apresentar resultados a cada sessão ordinária que será realizada pelo Parlamento. “Essa é uma forma de todas as Câmaras da região e seus vereadores participarem ativamente do Parlamento Regional e da nova Região Metropolitana de Jundiaí. Queremos fazer um mapeamento das demandas de cada tema e, assim, identificar pontos de partida para melhorias que cheguem à população”, afirmou o presidente Faouaz.
Seis vereadores itatibenses integram as seguintes comissões:
- Educação e Cultura: Luciana Bernardo (membro)
- Saúde: Dr. Ulisses (membro), Luciana Bernardo (membro)
- Segurança Pública: Hiroshi Bando (membro)
- Esporte e Lazer: Juninho Parodi (membro)
- Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda: Dr. Ulisses (presidente), Luciana Bernardo, (vice-presidente), Hiroshi Bando (membro) e Leila Bedani (membro)
- Ação Social, Idoso, Mulher, Criança, Adolescente e Segurança Alimentar: Luciana Bernardo (membro) e Leila Bedani (membro)
- Inclusão Social e Acessibilidade: Washington Bortolossi (membro), Juninho Parodi (membro) e Leila Bedani (membro)
- Comunicação, Ciência e Tecnologia: Dr. Ulisses (vice-presidente)
- Turismo e Sustentabilidade: Washington Bortolossi (presidente)
- Planejamento, Meio Ambiente e Assuntos Jurídicos: Washington Bortolossi (vice-presidente) e Leila Bedani (membro)
“Estamos trocando informações através dos nossos vereadores. Sabemos que quando reunimos os municípios, nos tornamos muito mais fortes”, disse Ailton Fumachi (presidente da Câmara de Itatiba), enfatizando que os municípios-membros têm alcançado mais sucesso nas demandas para o Estado e a União. O vereador Washington Bortolossi complementou: “As comissões temáticas são importantes para buscarmos os pontos de afinidades entre os municípios a fim de conseguirmos melhorias e recursos para a nossa região”, declarou.
Créditos das fotos: Comunicação/Câmara de Jundiaí
Créditos das fotos: Comunicação/Câmara de Jundiaí
Sobre o Parlamento Regional de Jundiaí
A Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) foi criada por projeto de lei aprovado, em novembro de 2021, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e sancionada pelo governador, João Doria. Por meio da RMJ, a região de cerca de 800 mil pessoas passa a ter vantagens no desenvolvimento econômico regional e na aplicação de políticas públicas pensadas para todas as cidades, em áreas como saúde, habitação, segurança, meio ambiente, entre outras, além de mais autonomia em relação a outras regiões do estado.
O Parlamento Regional é um instrumento, dentro dessa macrorregião, que permite participação legislativa nestas decisões. Possui membros no Parlamento as Câmaras das cidades de Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Cabreúva, Jarinu, Itatiba e Itupeva.