Alunos do 9º ano da EMEB Sônia Rita visitam a Câmara Municipal

Foto: Amanda Vedovello

Matriculados no último ano do Ensino Fundamental, os alunos se preparam para os vestibulinhos de ingresso ao Ensino Médio

A Câmara Municipal de Itatiba recebeu ao longo desta semana, quatro turmas de alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental da EMEB Sônia Rita, que vieram conhecer as atribuições do Poder Legislativo.

A proposta faz parte de um “intensivão” das aulas de história, já que as datas para as provas de vestibulinhos de ingresso ao ensino médio estão cada vez mais próximas. “Nós estamos revisando temas como a República Velha do Brasil e as competências dos Três Poderes. Conhecer o Poder Legislativo e seu funcionamento faz parte desta proposta que desenvolvemos com todo o corpo escolar e com a nossa diretora Cida. Eu participei das visitas com todas as turmas e posso afirmar que foi muito esclarecedor estar aqui na Câmara. Tenho certeza que nossos alunos se sairão muito bem nas provas”, comentou a professora Neide Souza.

Durante a visita na Câmara Municipal, os adolescentes puderam também conhecer todas as instalações da Casa, e foram recepcionados pelo presidente Ailton Fumachi, que explicou como são criados os projetos de lei e como se dá sua tramitação até a transformação em lei municipal. Ele também falou sobre as funções e o trabalho dos vereadores e tirou as dúvidas dos alunos. “Foi uma grande alegria ser o guia dessa garotada que está prestes a cursar o ensino médio e exercerem sua cidadania através do voto. Eu acredito que consegui transmitir um pouco daquilo que vivi e ainda vivo nesses 33 anos de vida pública”, enfatizou o presidente.

Fotos: Amanda Vedovello

Futuros vereadores

Ao serem questionados pelo presidente da Casa sobre quem gostaria de ser vereador quando crescer, alguns alunos demonstraram interesse, como o estudante Piettro Norato da Silva. “Eu fiquei interessado, porque aqui na Câmara eu vou ter a oportunidade de debater até chegar em soluções para questões que eu acredito que precisam de mudanças na minha cidade”, afirmou.

Melhorias para a escola

Na oportunidade, os alunos também reivindicaram pedidos à escola. “Essa visita ajudou muito na ideia de contribuir com a minha escola. Eu faço parte do grêmio estudantil e já faz um tempo que eu queria pedir o fechamento lateral da nossa quadra esportiva, e por não ter tido antes a oportunidade de estar aqui, essa reivindicação ainda estava no papel”, disse a aluna Isabela Yumi.

Visitas na Câmara

A Câmara Municipal é aberta a qualquer pessoa, grupo ou entidade, como escolas, ONGs e associações comunitárias interessadas em conhecer o Legislativo Municipal. As visitas orientadas apresentam aos participantes a Casa e sua estrutura funcional, além de informações sobre o Poder Legislativo, o papel do vereador e as formas de participação dos cidadãos, com o objetivo de promover uma integração com a sociedade e explicar o papel da Câmara no desenvolvimento da cidade.

Fotos: Amanda Vedovello