Audiência pública com resultados do último quadrimestre de 2021 na Saúde ocorreu na última segunda (21)

A Câmara Municipal de Itatiba sediou, na segunda-feira (21), audiência pública sobre os resultados da saúde municipal durante o 3º quadrimestre de 2021. Na ocasião, o secretário municipal de Saúde, Renan Irabi, demonstrou o cumprimento das metas do período. A reunião foi liderada pelo presidente da Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social, vereador Cornélio da Farmácia (PL).

Perguntas dos vereadores

Luciana Bernardo (PDT) falou sobre a demora de atendimento na emergência na Santa Casa e UPA. Renan relatou que, em dezembro e janeiro, aumentaram os casos de síndrome gripal, inclusive Covid e, com isso, houve demora no atendimento, em todas as unidades de saúde. “Hoje não temos uma demora tão grande”, afirmou.

A vereadora também perguntou sobre o fechamento da unidade de saúde do Jardim Harmonia. Renan respondeu que na unidade era planejado o reparo no telhado. “No entanto, na mesma semana em que foi realizado o conserto, houve problema em todas caixas d’água do posto, vazando para rede elétrica, implicando em risco a pacientes e funcionários, por isso optou-se pelo fechamento e reforma integral da unidade”, declarou.

Luciana também perguntou sobre a vacinação de crianças, que atingiu até o momento 47% da faixa dos 5 aos 11 anos. “A secretaria vai fazer busca ativa nas escolas como outros municípios?”, indagou a vereadora. O secretário respondeu que “temos feito busca ativa. Caso não tenha sucesso, com autorização dos pais, será iniciada a vacinação nas escolas na próxima semana”.

Créditos das fotos: Luiz Alexandre Padovani

Willian Soares (Solidariedade) questionou sobre o mutirão para realização de exames de ressonância magnética. O titular da pasta afirmou que os exames foram iniciados em dezembro. “A fila, que já chegou a 1500 exames, reduziu a 900”, declarou Renan.

Willian, que também é membro da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência Física e Doenças Raras, questionou se procede a informação de que crianças estão desassistidas em fisioterapia e outras especialidades. Renan: “Temos atendido todos os casos de doença rara que conseguimos. Geralmente as medicações são caríssimas, chegando a custar milhões de reais, e o município não tem condições de arcar. Mas temos dado toda assistência médica”.

O vereador perguntou também: “Quando inicia atendimento oncológico?” Renan respondeu que os atendimentos já começaram. “No dia 5 será inaugurado oficialmente o Centro Oncológico na Santa Casa. É um convênio direto da entidade com a Secretaria Estadual de Saúde, para atender pacientes de toda região”, disse.

Dr. Ulisses (PSD): “a frequência da fisioterapia é definida pelo médico solicitante ou pelo fisioterapeuta quando avalia?” Renan: “temos protocolos firmados entre fisioterapeutas e ortopedistas. O fisioterapeuta tem autonomia para aumentar ou diminuir os atendimentos”.

“Chamaram atenção absenteísmos nas consultas de especialidades, já que é uma demanda grande que recebemos da população (média de faltas foi 33% em dermatologista, 30% em otorrinolaringologista e 24% em ortopedista e traumatologista)”, afirmou Ulisses. A respeito dos pacientes faltantes, Renan afirmou que foi iniciada a confirmação ativa, ou seja, o contato prévio por telefone com os pacientes agendados, para lembrá-los da consulta. “Caso não possa comparecer, conseguimos colocar outra pessoa no lugar. O planejamento é dedicar funcionários para isso, pegando justamente as demandas que mais tiveram faltas (dermato, otorrino e ortopedia).

Por fim, o vereador perguntou sobre como está a saúde mental das crianças durante a pandemia e o que a secretaria tem planejado nesta área. “A Covid com certeza afetou crianças que deixaram de frequentar escolas por um longo período de tempo. A gente trabalhou para que zerasse fila de psicólogos para crianças – feito que conseguimos em 2021”. Sobre atendimento psiquiátrico de crianças, Renan não soube informar em números o mesmo, “mas ele existe”, disse.