Música e ancestralidade marcam encerramento da Semana do Capoeirista em Itatiba

A Capoeira é o resultado de uma arte que começou disfarçada de dança e que ao longo de uma jornada de muita luta e resistência resultou em uma atividade completa, que consegue unir povos de todos os cantos do mundo, de todas as idades e em todo e qualquer espaço para um jogo de movimentação corporal, teatral, coreografado e, sobretudo, carregado de cultura e ancestralidade.

Com esse espírito de união de pessoas com riqueza cultural, foi encerrada a Semana do Capoeirista, uma iniciativa da Câmara Municipal de Itatiba em parceria com a Secretaria de Turismo e Cultura do município na noite de sexta-feira (05).

O Espaço Vereador Benedito Campos Pupo – Dito Pinhá, se tornou palco para uma rica conversa com o Professor Henrique Lobinho sobre a musicalidade na capoeira. Lobinho envolveu os presentes com a magia da capoeira, ao explicar que ‘além de ser essencial para dar fundamento e ritmo ao jogo, mais do que isso, a música conta uma história e transmite um sentimento de realização por trazer a história dos ancestrais com a memória de dor e resistência daqueles e daquelas que lutaram para que ações como as de hoje aconteçam em uma Casa Legislativa’, concluiu Professor Lobinho.

Para prestigiar o lançamento do CD Casa Velha, a Câmara Municipal de Itatiba recebeu, dentre outras personalidades, um dos ‘Embaixadores da Capoeira’ pelo mundo, Mestre Ray, com seus mais de 50 anos dedicados para a Capoeira. Mestre Ray, mineiro de Belo Horizonte tem levado a Capoeira por todo o mundo desde 1989. Fundador e Presidente do Grupo Internacional Oficina da Capoeira, com representação na África, Europa, América do Norte, América Central e América do Sul além de estar presente no Brasil em mais de 10 estados dentre eles: RJ, MG, ES, PR, RS, MT, RO, SP e BA.  Para Mestre Ray os ensinamentos da capoeira, a cultura e história desse povo marcado pelas lutas são passados de geração a geração por meio da musicalidade, podemos afirmar que a Capoeira é, sobretudo, a mais genuína manifestação da “cultura do povo brasileiro” é do Mestre Ray a frase: ‘‘a capoeira é uma coisa séria, que nós fazemos brincando’’.

Fotos: André Roberto Braga

Estiveram presentes no evento Sonia Martell Sempere da ODS Núcleo Itatiba; José Roberto Barbosa, Presidente do Conselho da Igualdade Racial e os Vereadores Hiroshi Bando e Juninho Parodi. Para o Vereador Juninho Parodi, que comandou a solenidade de abertura do evento “a educação utiliza a capoeira como um meio de aula, um método de aprendizagem e isso é muito importante para uma sociedade que está se tornando cada dia mais diversificada. Eu fico muito orgulhoso de como Vereador, ver esse espaço da Câmara tomado de cultura. É muito importante não esquecermos nossas origens e a Capoeira faz esse resgate de quem somos”, afirmou Juninho. Também prestigiaram os eventos representantes da Capoeira de Itatiba, Jacareí, Bragança Paulista, Tuiuti, Curitiba, Belo Horizonte, Medellín e Bogotá na Colômbia.

Fotos: André Roberto Braga

Ao final do evento, o público conheceu a Exposição Capoeira Brasileira, de André Roberto Braga que permanece aberta para visitação até 31 de agosto.