Secretário municipal de Finanças apresenta dados do último quadrimestre de 2017

Na tarde de ontem (27), ocorreu na Câmara Municipal de Itatiba audiência pública para demonstração e avaliação do cumprimento das metas do 3º quadrimestre do exercício de 2017. Os resultados foram apresentados pelo secretário municipal de Finanças, Aloísio Polessi. Estiveram presentes os vereadores Deborah Oliveira (PPS), presidente da comissão de Economia e Finanças, e Ailton Fumachi (PR).

Na previsão da Lei Orçamentária Anual, a meta de receitas (que é igual a de despesas), no acumulado de 2017, era de R$ 371.382.000. No decorrer do tempo, ela foi atualizada para R$ 404.613.882,86. Já a arrecadação foi de R$ 343.557.806,23. As despesas liquidadas até o 3º quadrimestre, ou seja, as que a Prefeitura se comprometeu a pagar, representam R$ 338.898.211,27. Assim, houve mais de R$ 27 milhões em frustração de receitas.

“Em função do desemprego e da queda dos recursos federais, a arrecadação caiu muito no município. Isso é uma realidade da maioria das cidades, não só de Itatiba. Essa situação gera sobrecarga dos recursos públicos”, afirmou Aloísio.

O ex-vereador Dr. Parisotto questionou sobre o aumento do IPTU. Em resposta, o secretário informou que “a correção do IPTU tem sido feita gradativamente. Havia muitas casas que só pagavam pelo terreno. O que está sendo feito agora é uma reparação desses erros”.

“É preciso gestão efetiva para conseguir fazer mais com menos e incrementar a receita com tecnologia e inovação. Esperamos que em 31 de dezembro de 2018 esse panorama se modifique e que possamos estar aqui apresentando números muito melhores”, finalizou o secretário de Finanças.

Esta audiência acontece três vezes ao ano, nos meses de fevereiro, maio e setembro, cumprindo dispositivo da Lei de Responsabilidade Fiscal. Os demonstrativos financeiros do município estão disponíveis no site da Prefeitura.