Câmara Municipal de Itatiba recebe exposição de artista com daltonismo

A abertura aconteceu na tarde desta terça-feira (07)

Nesta terça-feira (07), foi realizada a abertura da exposição “As Cores do meu Olhar”, que reúne uma coleção de 13 quadros do artista Rafael Costa. A mostra, que está sendo realizada no Espaço ‘Dito Pinhá’, localizado na Câmara Municipal de Itatiba, apresenta uma coleção de telas que abrange diversos estilos, como realismo, paisagens, retratos e cenas da natureza, sendo a maioria produzida com a técnica de óleo sobre tela.

O evento contou com a presença do presidente da Casa, David Bueno (Solidariedade), servidores, além da imprensa local.

Em nome do Legislativo, David Bueno discursou: “É uma honra podermos reabrir o espaço ‘Dito Pinhá’ para nossos artistas. É essencial que essa oportunidade seja oferecida para elevarmos a cultura em nossa sociedade. Estamos começando 2024 com grande estilo. Parabéns ao Rafael, e que este evento seja um grande sucesso”, finalizou.

Para o artista, “Lembro que, cerca de trinta anos atrás, pouco se falava sobre o daltonismo. Eu tinha dificuldade para identificar as cores das frutas, dos alimentos e das roupas, e foi uma grande revelação quando compreendi o que estava acontecendo e descobri que eu era daltônico. Mas consegui transformar essa limitação em algo positivo, incorporando-a à minha arte”, disse Rafael.

A exposição poderá ser conferida pelo público até o fim de maio.

Sobre a artista

Rafael Costa é um artista que, desde a infância, demonstrou interesse tanto pela arte quanto pela ciência. Durante sua graduação em Biologia, sua paixão pelas artes visuais cresceu, impulsionada por um professor que também lecionava arte na faculdade. Embora não tenha feito um curso formal de desenho ou pintura, Rafael aprendeu com diversos artistas locais, o que lhe permitiu desenvolver suas habilidades ao longo do tempo.

Logo, ele começou a receber encomendas para desenhos e pinturas e, em 2018, expandiu seu repertório para a pintura em tela, especialmente com técnicas de óleo. Apesar do desafio do daltonismo, Rafael encontrou uma forma única de expressar sua visão artística, aproveitando sua interpretação diferenciada das cores.

A arte permanece uma parte central da vida de Rafael, refletindo sua criatividade e paixões. Sua jornada mostra como a superação de obstáculos pode alimentar a criatividade e levar a uma expressão artística distinta e autêntica.

Cadastro de artistas

No início deste ano, a Câmara Municipal de Itatiba criou um cadastro para artistas interessados em realizar exposições artísticas no Espaço Vereador Benedito Campos Pupo ‘Dito Pinhá’. O objetivo dessa iniciativa é planejar um calendário de mostras mensais ao longo do ano. Para saber mais como expor trabalhos artísticos na Câmara, acesse: https://camaraitatiba.sp.gov.br/exposicoes/.