Câmara adota medidas sustentáveis para descarte de resíduos

Na última terça (22), servidores da Câmara Municipal de Itatiba participaram de treinamento sobre destinação de resíduos com Vinícius Criscuolo, assessor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura.

Na ocasião, Vinícius explicou o programa “Recicle Seus Hábitos”, implantado na Casa. Para isso, já foram instalados coletores de materiais recicláveis e não recicláveis em pontos estratégicos do Palácio 1º de Novembro. A iniciativa segue o Plano Diretor, que determina que a separação de materiais recicláveis deverá ser implementada, obrigatoriamente e a curto prazo, nos estabelecimentos municipais.

“Hoje todo tipo de resíduo tem destinação correta. 90% do material que vai para o aterro sanitário poderia ter outro destino, como a reciclagem, por exemplo”, afirmou Vinícius. Ele lembrou que a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei Federal Nº 12.305/2010, determina que na gestão de resíduos deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

“A Câmara de Itatiba abraça o projeto “Recicle seus Hábitos”. Além de estimular práticas sustentáveis no município, a ação também beneficia famílias dos integrantes da cooperativa de coleta seletiva. Nós, colaboradores da Casa, iremos fazer a nossa parte e estimular a prática em nosso convívio”, afirmou o presidente Ailton Fumachi.