1ª edição do Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Itatiba acontece na próxima segunda (31)

Serão eleitos e empossados 24 estudantes de escolas municipais

Na próxima segunda-feira (dia 31), às 19h, o Teatro Ralino Zambotto será palco da Sessão Solene de Posse e Eleição da Mesa Diretora da 1ª edição do Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Itatiba.

Serão eleitos e empossados 24 estudantes que foram nomeados presidentes dos grêmios estudantis de cada escola. O objetivo desse programa é permitir que os jovens vivenciem a dinâmica do processo legislativo e compreendam como se desenvolve o papel do poder municipal, enriquecendo assim o seu entendimento sobre a democracia e a participação cidadão.

Idealizado pelo vereador presidente David Bueno, o decreto legislativo 01/2023 tem como propósito implementar o programa na Câmara, proporcionando aos alunos da rede municipal de ensino uma imersão no processo democrático e a oportunidade de exercerem o mandato de jovens vereadores.

O que é o Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem é uma iniciativa que tem como objetivo envolver jovens na política, proporcionando-lhes a oportunidade de participar e aprender sobre o funcionamento do parlamento e do governo.

Por meio do programa, os jovens participantes têm a oportunidade de entender melhor o sistema político e as instituições democráticas. Eles recebem informações sobre o papel dos legisladores, como são feitas as leis e como as políticas públicas são desenvolvidas.

O Parlamento Jovem é um programa educacional e de cidadania que permite que os estudantes compreendam como as decisões que impactam suas comunidades são tomadas, encorajando-os a participar ativamente do processo democrático e a se tornarem cidadãos mais conscientes e engajados.

Conheça os Parlamentares Jovens de 2023:

Ana Laura Montico Berdusco

Beatriz Ribeiro da Silva