2º Simpósio de Promoção da Cidadania LGBTQIA+ acontece em Itatiba na próxima quinta (22)

O evento contará com palestra de Patrícia Mannaro e apresentação do Centro de Artes Kínisi

A Câmara Municipal de Itatiba, em parceria com a ARCO (Associação Realidades Coloridas de Itatiba), promoverá na próxima quinta-feira (22), no Teatro Ralino Zambotto, o 2º Simpósio de Promoção da Cidadania LGBTQIA+ de Itatiba.

O evento, que terá início às 18h, será conduzido pela advogada Patrícia Mannaro, que é também autora do livro “Os Caminhos da Formulação de Políticas Públicas da Scotland’s LGBT Inclusive Education”. Na abertura, haverá apresentação do Centro de Artes Kínisi – estúdio que une dança, teatro e várias outras artes.

A palestra “Educando Para as Diferenças” abordará a obra escrita pela autora, com foco na problemática de um ambiente escolar hostil em razão do bullying e da dificuldade em desenvolver um currículo escolar que dialogue com as diferenças e estimule práticas pedagógicas positivas.

O simpósio conta com apoio da Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Educação; Centro de Artes Kínisi; e USF (Universidade São Francisco) Itatiba.

A entrada é gratuita e as vagas serão limitadas. Aos participantes que desejarem emissão de certificado, será possível realizar inscrição durante o evento.

Sobre o livro

O livro “Os Caminhos da Formulação de Políticas Públicas da Scotland’s LGBT Inclusive Education” aborda os desafios enfrentados no ambiente escolar devido ao bullying sofrido pela comunidade LGBT e à dificuldade em desenvolver um currículo inclusivo e acolhedor. Com base nas Teorias Pós-Críticas do Currículo, a pesquisa examina a construção de uma política pública de educação inclusiva LGBT na Escócia, explorando as motivações do governo em acolher recomendações da campanha Time for Inclusive Education (TIE) em 2015. O objetivo é romper com a heteronormatividade e a imposição de identidades de gênero, buscando uma “educação das diferenças” que reconheça a diversidade de todos os indivíduos.

Sobre Patrícia Mannaro

Patrícia Mannaro é Coordenadora Geral de Direitos Humanos do Estado de São Paulo, comprometida com a promoção da igualdade e inclusão. Como autora do livro “Os Caminhos da Formulação de Políticas Públicas da Scotland’s LGBT Inclusive Education”, ela oferece um valioso guia que aborda a inclusão da comunidade LGBTI+ na educação. Patrícia também é professora de Direitos Humanos e Direito Penal; pesquisadora em áreas como Sexualidade e Gênero, Participação Social e Políticas Públicas; atuando, ainda, como Procuradora Municipal e conselheira em várias comissões de direitos humanos e diversidade.

O quê: 2º Simpósio de Promoção da Cidadania LGBTQIA+

Quando: quinta-feira (22), às 18h