Edilidade itatibense aprova quatro projetos de lei em sessão hoje (11)

Vereadores foram favoráveis, também, a projetos de decreto legislativo, requerimentos e moções

A Câmara Municipal de Itatiba realizou sua 83ª Sessão Ordinária na noite de hoje (11). Devido ao feriado de amanhã (12), a reunião se antecipou. Em pauta estavam cinco projetos de lei, de autoria do Executivo, para apreciação do Plenário. E, ainda, projetos de decreto legislativo foram discutidos e votados. Acompanhe o resultado:

Projetos do Executivo

Os vereadores apreciaram cinco projetos do Executivo que versam sobre diversos assuntos. Todas as matérias, em primeira discussão e votação, foram aprovadas. Foi convocada Sessão Ordinária para votação das mesmas em segundo turno. A votação se repetiu para quatro dos cinco projetos em discussão e votação. Confira:

– PL 116/2022 que concede título de “Cidadã Centenária” à senhora Jacyra Rela Pântano.  Foi apresentada uma emenda modificativa, assinada por todos os vereadores, visando à concessão de dois títulos, e assim render a homenagem também à senhora Thereza Maziero Medeiros. Ambos, emenda e projeto, foram aprovados por unanimidade de votos.

Esta honraria foi instituída por lei municipal com vistas a conceder homenagem a todos os cidadãos que completem os 100 anos de vida.

– PL 117/2022 que autoriza o Poder Executivo Municipal a adquirir e doar balas por ocasião das festividades natalinas, para o exercício de 2022. Aprovado por unanimidade.

Serão adquiridas e doadas até 6.000 quilos de balas mastigáveis, tipo caramelo, sem teor alcoólico, de sabores diversos, que serão divididas entre aqueles cadastrados como Papais-Noéis da cidade.

– PL 118/2022 que altera e acresce dispositivos à Lei Municipal nº 2.665, de 02 de junho de 1995, na forma que especifica. Foi apresentada uma emenda modificativa ao projeto, assinada por todos os vereadores, para correção de um erro de redação. A emenda foi aprovada por unanimidade de votos. O projeto foi aprovado por unanimidade.

Esta matéria visa adequar a legislação do município que rege a Guarda Municipal. Dentre as alterações, serão criados e incluídos, no quadro de pessoal, novos empregos e funções. Também serão concedidas promoções por tempo de serviço.

– PL 119/2022 que dispõe sobre as normas específicas para a implantação de loteamento residencial, em área pertencente à zona de interesse paisagístico.  O vereador David Bueno (Solidariedade) pediu vistas ao projeto por um dia.

O loteamento residencial, denominado Calipal “B”, situa-se no bairro Vila Brasileira. Será composto de lotes residenciais e comerciais. No mínimo, 20% da área total loteada não poderá ter qualquer tipo de construção, equipamento ou pavimentação que impermeabilize o solo. O empreendimento deverá adotar a forma aberta e contemplar lotes com área mínima de 250m².

– E, por fim, o PL 122/2022 que autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder benefícios aos médicos participantes do Programa Médicos pelo Brasil.  Aprovado por unanimidade.

Os médicos farão jus aos benefícios, desde que efetivamente cumpram seus deveres e compromissos assumidos junto ao município e ao Ministério de Saúde. Os benefícios constituirão em auxílio-moradia e auxílio-alimentação.

Projetos de decreto legislativo

Em turno único, também foram aprovados 42 projetos de decreto legislativo, de autoria da Mesa Diretora e de vereadores (PDL’s 03 a 45/2022). As proposituras concedem títulos de “Cidadão Itatibense” e “Cidadão Benemérito”, bem como diplomas de “Gratidão do Povo Itatibense”. As honrarias serão entregues em Sessão Solene, a ser realizada no dia 27/10, às 19h30, no Teatro Ralino Zambotto.

Expediente

Os vereadores aprovaram requerimentos direcionados aos órgãos: Prefeitura; e Secretaria Estadual da Educação e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, do Estado de São Paulo (415 e 416/2022). O Plenário também encaminhou indicações de melhorias ao Executivo (1586 a 1599/2022). Moções, ainda, foram aprovadas (118 a 120; e 122/2022). As proposituras podem ser conferidas no link da Sessão Ordinária (www.camaraitatiba.sp.gov.br/sessoes).